Ser data driven é tomar decisões a partir da análise de gráficos de BI e dashboards ao invés de suposições ou intuições. Ter uma base sólida para que as escolhas sejam mais assertivas significa coletar, tratar e interpretar dados para gerar insights valiosos nas empresas.
Se o futuro das companhias é orientado a dados – e ele é!, como você tem aplicado esse conceito na sua organização? Seus gestores e líderes são capazes de extrair e analisar informações de várias fontes, transformando esse material em conhecimento e riqueza para o crescimento do negócio?
Para não sobrarem dúvidas ao responder essas perguntas, vamos apresentar as vantagens da análise de dados e da importância de uma identidade corporativa que torne a transformação digital a protagonista do seu negócio.
Transformação digital: produtividade, assertividade e lucratividade
Em 2020, 87,5% das empresas brasileiras ouvidas para um estudo da consultoria Vanson Bourne afirmaram já estar em andamento com projetos de transformação digital. Um dado que demonstra a força deste movimento, mas… por que esta tendência tem ganhado tantos adeptos?
A resposta é simples: porque a transformação digital não é apenas um conceito, mas sim um somatório de tecnologias e ações que permitem aumentar a produtividade, competitividade, assertividade e lucratividade de organizações de todos os segmentos.
A cultura data driven é um dos pilares de sustentação da transformação digital
Podemos dizer que a cultura data driven é um dos pilares de sustentação da transformação digital, pois utiliza algoritmos para fazer análises precisas que entregam respostas estratégicas para a organização.
Em outras palavras, estamos falando na ação estratégica feita com base em informações e dados reais, assertivos e instantâneos E, claro, na adaptação do planejamento de acordo com as necessidades e desejos apresentados pelos identificadores visuais, gráficos, dashboards e relatórios.
Indicadores visuais com gráficos, dashboard e relatórios
Os indicadores visuais possibilitam o entendimento rápido das informações de controle de forma ágil, com a facilidade de acesso dos dados em nuvem, seja pelo celular, web ou tablets.
Com o Greendocs, por exemplo, os usuários autorizados podem acessar em tempo real gráficos, dashboards e relatórios gerados pelo sistema. Com ele, você pode analisar os dados para obter insights, sem perder nenhuma informação relevante do seu projeto.
Observar os dashboards corretamente, fazendo a gestão desses dados, proporciona a percepção assertiva da eficiência da sua gestão e, claro, onde aplicar as melhorias necessárias para chegar lá.
Processo de decisão menos moroso e com estratégia
Quando o negócio gera muitos dados e não sabe o que fazer com eles, de nada adianta investir em aparatos tecnológicos. A gestão estratégica é sempre o cenário ideal para uma empresa inovadora.
Do contrário, o excesso de informações tende a prejudicar seu foco na busca por novas soluções, tornando o seu processo de decisão mais moroso que o ideal. Além disso, a tecnologia de gestão da informação otimiza o tempo gasto com confecção manual de relatórios, por exemplo.
Com isso, o tempo economizado pode ser utilizado para atividades mais nobres, como análise dessas informações e definição de planos de ação. Fora isso, no Greendocs, toda comunicação é realizada por dentro do sistema, trazendo fluidez ao processo, sem perder a confiabilidade dos dados.
E aí, o seu negócio está na lista das empresas que serão de fato competitivas em um futuro próximo? Se sim, você está no caminho certo. Se não, é bem possível que com o tempo, as organizações inovadoras tomem seu espaço tão rapidamente quanto a tecnologia avança no mundo.
Leia também sobre a importância da atualização integrada de informações.
Para saber mais sobre como as soluções W3K podem auxiliar seu negócio, ou solicitar uma demonstração, clique aqui.