O que é PPM e por que ele é importante para a sua empresa?

PPM é a sigla em inglês para Gestão de Portfólio de Projetos. Mas alguns podem perguntar: “o que isso quer dizer?”. Bem, o PPM pode ser um ponto de suma importância para organizações que lidam com diversos projetos, ou necessitam de alta performance no gerenciamento de seus projetos, com visibilidade das etapas e controle de processos e informações.

Com o PPM, empresas podem centralizar sob uma única estratégia – ou solução – a gestão de todos os seus projetos, em um portfólio único. Em suma, a adoção desta estratégia ajuda o negócio a ter um controle mais assertivo dos projetos, assim como permite otimizar seus recursos para a realização de todos eles.

Setores como indústria e engenharia (construção civil, por exemplo), são setores que mais confiam no PPM para a sua gestão, mas este modelo pode ser aplicado a diversos segmentos que lidam com projetos em sua estrutura de trabalho.

Com o PPM, empresas podem organizar não apenas seus recursos para projetos em andamento, mas também a disponibilidade para a abertura de novos projetos, designando profissionais e subsídios disponíveis para sua realização e inclusão no portfólio. E para completar tudo, ele pode fornecer aos gestores da empresa a visão necessária para ver o estágio de cada projeto, e como ele pode ajudar na estratégia geral da empresa.

Como o PPM pode ser decisivo para seu negócio?

Segundo destaca o Project Management Institute, entidade internacional voltada ao PPM, a gestão de portfólio “faz a ponte entre estratégia e implementação”. Em outras palavras, ela ajuda gestores a garantir que os projetos certos estejam sendo realizados no tempo certo e alinhados com a expectativa da companhia sobre o seu investimento. Ideias de projetos podem ser as mais variadas, e ter uma gestão otimizada de quais deles são de missão crítica para a organização, levando em consideração recursos e tempo, é uma tomada de decisão importante.

Alguns dos principais benefícios da gestão de portfólio de projetos é:

– Alinhamento entre objetivos do projeto e da empresa.

– Elimina decisões pessoais na gestão de projetos, ou seja, favorece os projetos que são benéficos para a organização como um todo.

– Com uma estratégia focada em dados e indicadores, facilita a tomada de decisão na priorização de recursos entre diferentes projetos.

– Amplia o foco da gestão para o plano geral da empresa, e não unicamente na gestão do projeto.

– Fortalece a governança da informação e processos de todos os projetos a nível organizacional.

Ter uma gestão otimizada e robusta de projetos é importante, mas ter uma visão consolidada de seu papel para a organização como um todo é um dos grandes diferenciais do PPM. Para isso, a W3K tem o Capx, solução para gerentes e planejadores de projetos de capital que já trouxe grandes resultados para empresas conceituadas no mercado nacional.

Para saber mais sobre como as tecnologias da W3K podem contribuir para uma gestão ainda mais qualificada de seus projetos, entre em contato conosco.

Compartilhe!

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou solicite uma demo.

Posts