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LGPD e EDMS: como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta a engenharia?

A Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) entrou em vigor no segundo semestre de 2020, trazendo impactos para empresas de todos os setores em seus processos de tratamento das informações de pessoas e organizações. Já falamos sobre isso em um outro texto de nosso blog, que você pode conferir neste link. No caso de empresas de engenharia e construção civil não é diferente, porém, com o uso de ferramentas de EDMS para a gestão da informação, elas podem ter mais subsídios para estar em conformidade com a lei. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras lidam constantemente com informações de clientes e fornecedores, assim como outras informações sigilosas, e necessitam uma política robusta de segurança de dados. Estamos falando de uma gama abrangente de dados a serem resguardados, tais como: – Dados pessoais de clientes e de colaboradores internos, terceirizados; – Informações de fornecedores, parceiros e terceiros; – Dados coletados de processos judiciais ajuizados; – Informações de parceiros e funcionários terceirizados, vindos de empresas contratadas como consultorias, vigilância, limpeza, projetos e outras; Esta é apenas uma parte das informações que precisam ser analisadas e protegidas dentro das determinações da LGPD, observando questões como seus termos de uso, cadastro, fluxos e armazenamento. É algo que vai além da gestão de documentos, mas também impacta medidas técnicas, organizativas e operacionais a fim de garantir a segurança dessas informações. O uso de ferramentas de gestão da informação já é algo bastante difundido no setor de construção civil, pela eficiência que ela entrega a estas organizações. Entretanto, muitos negócios ainda precisam adequar seus processos internos às novas exigências da lei, adicionando uma nova camada de governança à sua política de dados. Para isso, contar com ferramentas que tenham os dispositivos adequados para adicionar esta camada é algo de suma importância. A W3K é uma empresa especializada em soluções de GED e BPMS para a gestão da informação para empresas e projetos de engenharia, e nossas ferramentas podem ser customizadas para as necessidades de cada negócio frente à LGPD, tanto na parte de tecnologia, quanto no apoio ao mapeamento e redesenho de processos com o foco em compliance e governança de dados para a LGPD. Entre em contato conosco e saiba mais.

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Tendências para Gestão de Desempenho em 2020

A gestão de desempenho é uma ferramenta para medir e melhorar os resultados do colaborador e da empresa. O foco é desenvolver as competências e habilidades dos profissionais, implementando melhorias no processo e alcançando os objetivos da empresa. Para começar 2020 com o pé direito, seguem algumas dicas que são tendência para esse ano: Segurança Quem nunca pensou duas vezes depois de ouvir: “Você tem certeza?”. É muito bom quando o funcionário sente que confiam no seu trabalho, mas ter uma plataforma que o ajude a desenvolver suas tarefas com total segurança é outro nível. Não precisar conferir arquivos, várias e várias vezes, porque uma plataforma digital rapidamente lhe mostra a informação correta com 100% de certeza, isso sim é um ótimo desempenho. Pessoas Tornar os processos de gestão e avaliação mais transparentes, incluindo o colaborador, para que ele se sinta consciente de seus pontos fortes e fracos, é tendência há muito tempo. Dar às pessoas ferramentas para atingir seus objetivos, implementando soluções, motiva o desempenho, mas uma ótima forma de engajar pessoas é desenvolvendo indicadores justos e mostrando como as métricas são nutridas. Mostrar a análise de resultados e registrar as tarefas atendidas por cada colaborador apoia a avaliação de desempenho. Flexibilidade A personalização se tornou parte essencial da criação de experiência agradável para o cliente, e as organizações usarão a mesma abordagem internamente com seus funcionários. A força de trabalho está mais diversificada do que nunca, com equipes compostas por pessoas de várias gerações, origens, culturas e locais. Basear-se em dados individuais e em conversas de feedback fornecem aos gerentes informações precisas para gerenciar o desempenho. A tendência é usar e abusar da tecnologia para coletar esses dados e compartilhar com a equipe de gestão. Tecnologia De acordo com o relatório de 2018 da Deloitte Global Human Capital Trends, 84% dos líderes pesquisados disseram que a análise era uma das tendências mais importantes em RH. Por quê? Na medida em que as empresas tentam melhorar sua capacidade de liderar pessoas, elas confiam nos dados para fornecer informações que podem ajudar em questões como produtividade e envolvimento dos funcionários. Grande parte da análise de pessoas será alimentada por inteligência artificial e indicadores criados pela equipe de gestão. A tendência é ter uma plataforma onde o colaborador execute suas tarefas rotineiras e nem perceba que está sendo avaliando. Recursos tecnológicos diferentes integrados ao mesmo objetivo.

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Araguaia Florestal, Desafios e Perspectivas

Data: 22 de Novembro de 2019 Local: AFFEMAT – Associação dos Fiscais Fazendários do Estado do Mato Grosso Rod. BR 364 – Km 02 (a esquerda) Horário: 7:30h até 18h O evento tem como objetivo divulgar o que é o setor de produção de celulose e quais são as expectativas para a região de Alto Araguaia que está prestes a receber o investimento de uma grande indústria do setor. Para isso, a Prefeitura de Alto Araguaia, Câmara de Vereadores, FIEMT, SENAI/SESI/IEL, SENAR, COOPERFLORA, com o apoio da Euca Energy, realizarão no dia 22 de Novembro o evento “Araguaia Florestal: Desafios e Perspectivas”. No evento será apresentado o setor de celulose Brasileiro, sua importância e relevância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para as regiões onde atua, e as perspectivas para o Mato Grosso e para o Brasil. Teremos como destaque a oportunidade de conhecer e aprender com a experiência vivida em Três Lagoas, MS, onde a indústria de celulose se instalou a 12 anos e que em poucos anos virou destaque nacional e mundial na produção de celulose.

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Desafios ao Interpretar um Modelo de Negócio

Interpretar um modelo de negócio para incorporá-lo a uma plataforma de processos é um desafio superável. O mundo de possibilidades que existe atrás da Gestão da Informação é impressionante. Aqueles que querem crescer e evoluir encontram desafios diários, tais como melhorar processos, otimizar o trabalho e incrementar a utilização de novos recursos na empresa. Muitas companhias vêm descobrindo como superar esses desafios com a implementação de metodologia e tecnologia na gestão da documentação e processos. Dentre tantas dúvidas, a sugestão é: comece simples, mas comece! O apoio de uma empresa especializada no gerenciamento de documentos, processos e informação é o ideal, com expertise no seu setor de atuação é ainda melhor. É no dia-a-dia da implementação de metodologias e tecnologias de gestão da informação que virão à tona todos os desafios, bem como quais as soluções serão necessárias para agregar essa capacidade de compressão e eficácia no resultado. Compreenda, a informação e a rotina de processos são demandas só suas, mas estruturá-las é necessidade de toda a empresa que busca crescimento contínuo.

Todos, W3K Tecnologia

Parceiro Engenheiros Sem Fronteiras

🤝💚 A empresa W3K é um dos parceiros do ESF – Florianópolis! A W3K Tecnologia desenvolve soluções para o gerenciamento de documentos e processos, gestão de contratos e excelência em projetos e engenharia. Após o evento eDOC Floripa, o qual o ESF – Brasil é um dos apoiadores, a W3K se tornou parceira do ESF – Florianópolis com a disponibilização do gerenciador de documentos integrado a processos, a plataforma Greendocs. Desde então, algumas reuniões aconteceram para que os estudos e ajustes de implantação fossem definidos. O Time de Qualidade tem realizado o trabalho de organização e padronização dos arquivos, com a assessoria de Gustavo Roveder, parceiro da W3K, que tem acompanhado diretamente todo esse processo. #ESFFlorianopolis #ESFBrasil #EWB #NósAcreditamos #NósConstruímos #JuntosSomosGrandes #JuntosSomosMaisFortes #parceria #Repost

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SKA investe R$ 4 milhões em centro de manufatura digital em São Leopoldo

A SKA, empresa fundada por Siegfried Koelln, sócio também da W3K, investe R$ 4 milhões em um novo centro de manufatura digital na sede em São Leopoldo. A unidade será inaugurada nesta terça-feira (20). O novo centro ocupa uma área de 700 metros quadrados. O aporte foi feito em equipamentos, instalações e treinamento, pois envolve as áreas de engenharia mecânica, Internet das Coisas (IoT), ciência de materiais, design e aplicações de impressão 3D e manufatura digital.  “Mais do que melhorar processos, o Centro de Manufatura Digital repensa a engenharia, desde a concepção do produto feita pelo projetista, até a sua manufatura. Queremos transformar a indústria por meio da inovação tecnológica sustentável”, reforça Siegfried Koelln, presidente e fundador da SKA, em nota sobre o novo centro.  Segundo a empresa, o investimento reúne tecnologias HP e Markforged para impressão 3D em polímeros, compósitos e metal, com vantagens na velocidade e perfil de material produzido. A SKA atua com automação de engenharia.  Da HP, a indústria trouxe a tecnologia multi jet fusion para design industrial, prototipagem e manufatura. A direção da empresa gaúcha diz que as tecnologias disponíveis permitirão o desenho e a produção de peças com “múltiplas propriedades físicas, como rigidez e flexibilidade variáveis, diversas cores e texturas, condutibilidade e comunicação elétrica”. “Um simples duto de ventilação de um automóvel pode levar semanas ou mesmo meses entre concepção e fabricação. Com a tecnologia da HP, a peça pode ser redesenhada e, em vez de ser um conjunto de sete partes, pode ser impresso em poucas horas em uma peça única, evitando um investimento de mais de R$ 150 mil para a fabricação do molde de injeção”, exemplifica Koelln. A tecnologia Markforged é usada em ambientes de escritório e chão de fábrica. Os equipamentos imprimem peças em metal e polímero, com reforço em fibras de carbono ou vidro, informou a empresa. Em poucas horas, podem ser confeccionadas ferramentas de apoio à produção. A impressão de uma garra de robô, por exemplo, é feita com uma velocidade 11 vezes maior do que se fosse usinada em alumínio. O custo é cerca de 50 vezes menor do que o da peça original, amplia a empresa. Reportagem de www.jornaldocomercio.com Saiba mais em: www.ska.com.br

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Um projeto audacioso começa a sair do papel

Estamos contentes por fazer parte do inovador Parque Tecnológico Tecnosinos. Um projeto audacioso começa a sair do papel: transformar São Leopoldo em uma referência quando o assunto é tecnologia. Reunindo cinco das dez empresas que mais geram impostos para a cidade, o Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que acaba de completar 20 anos, busca consolidar a economia do conhecimento como vocação econômica para a região do Vale dos Sinos. Neste sentido, a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, apresentou, juntamente com integrantes da Governança do parque, no dia 30 de julho, no Palácio Piratini, o projeto de expansão ao governador do Estado, Eduardo Leite. Para avançar, o projeto depende do desmembramento de uma área de 46 hectares, na divisa entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul. O espaço integra o Horto Florestal, que possui cerca de 630 hectares e pertence ao Estado. Susana explica que o projeto tem potencial para a criação de 10 mil novos empregos de alto valor agregado. “Encaminhamos o pedido ao governador através da Governança, com o objetivo de efetivar a transferência da área. A expansão Tecnosinos é de fundamental importância para consolidar a economia da região”. Leite solicitou aos secretários do Planejamento, Leany Lemos, e de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, que articulem um modelo de negócio que seja benéfico ao Estado, ao Tecnosinos e ao município, no menor tempo possível. Saiba mais em: Tecnosinos.com.br

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