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O que paperless tem a ver com gestão e que benefícios traz às empresas?

O que a expressão Processos de Negócio Paperless significa para você? Para a W3K, inclui fornecer soluções que permitam às empresas garantir produtividade, segurança, controle e organização capazes de alavancar o crescimento de forma escalável. E de que forma garantimos isso? Provendo escalabilidade à gestão empresarial, por meio da disponibilização ágil de uma plataforma online e configurável ao modelo de negócio dos clientes. Neste portfólio, se incluem aplicações de ECM, BPMS, EDMS, gestão de contratos digitais, assinatura digital, MOC – gestão da mudança, controle de documentos e registros da qualidade, entre outras. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E PAPERLESS Uma plataforma completa de soluções que permite às organizações adentrarem o processo de Transformação Digital. E, em muitos casos, este processo inicia pela adesão a tendências da atualidade, como o de gestão paperless. Você sabe o que é isso? MUITO ALÉM DA REDUÇÃO DE PAPEL Ao contrário do que o nome, em si, traduz, este tipo de gestão vai além de reduzir o uso de papel. Paperless, na verdade, envolve não somente a digitalização, mas também o gerenciamento da informação. Afinal, empresas que não adotam uma cultura de gestão eletrônica de documentos não terão, de fato, uma gestão paperless, e sim uma gestão que apenas transferiu os percalços do papel para o ambiente digital. Assim, ser paperless, fazer parte efetiva da Transformação Digital, ter uma Gestão Corporativa eficiente, são passos que se complementam e que têm na tecnologia um aliado forte. E se você quiser conhecer mais sobre soluções para tudo isso, te indicamos dois caminhos: 1. Assista, no dia 25/03, às 14 horas, à palestra “Processos de Negócio Paperless, Transformação Digital em Gestão de Contratos, Garantia da Qualidade e RH”, que a W3K vai ministrar na Semana Paperless Innovation, realizada pela ABEINFO. Para conferir, clique aqui. 2. Navegue por nosso website e conheça nossas soluções. GED, BPMS, ECM, EDMS e mais para conduzir sua empresa à Transformação Digital e potencializar sua gestão rumo ao crescimento contínuo.

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W3K Tecnologia inaugura nova sede

Empresa com foco em transformação digital e gestão escalável de negócios amplia espaço físico para acelerar expansão. A W3K Tecnologia, especializada em gestão de documentos, processos e projetos, está de casa nova. A empresa segue no TECNOSINOS, em espaço mais amplo, com infraestrutura exclusiva e em prédio próprio. A mudança visa a ampliar o espaço físico disponível para expandir a equipe e seguir em crescimento. Focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão da informação de empresas, a W3K Tecnologia já atende clientes a nível Brasil e América Latina. A marca conta com uma equipe de mais de 30 pessoas, que trabalham tanto presencialmente, quanto em formato BPO (Business Process Outsourcing). “A mudança de prédio potencializa os ambientes e traz maior conforto e segurança a todos.”, afirma Daniel Klafke,CEO e co-founder da W3K. A inauguração seguiu todos os protocolos para a prevenção da Covid-19.

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Como a indústria atravessou a pandemia? A resposta está na tecnologia

A pandemia da Covid-19 impactou a indústria de base brasileira. Conforme dados do IBGE, em 2020, 70% das mais de 2,7 milhões de empresas registradas no país registraram impactos negativos em função das paradas ou reduções de atividades decorrentes da pandemia, e, destas, a indústria ocupou um amargo segundo lugar – atrás somente do setor de serviços, que foi o mais prejudicado. Já um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que, apesar dos desafios do ano passado, o segmento industrial já retomou o ritmo de crescimento, revertendo no terceiro trimestre de 2020 a queda nos indicadores de produção e faturamento acumulada desde o início do cenário instalado pelo Novo Coronavírus. RECUPERAÇÃO Em setembro passado, a produção da indústria ficou em torno de 1,1% e o faturamento em 6,1% acima do registrado em fevereiro do mesmo ano, retornando aos patamares pré-pandemia. Ainda assim, a média do ano ficou abaixo de 2019, mas a expectativa dos especialistas da área é de que a atividade industrial se mantenha em expansão em 2021. TECNOLOGIA NA BASE DO CRESCIMENTO Entre as alavancas do crescimento, que permitiram enfrentar os desafios trazidos pela pandemia, está a tecnologia. A Transformação Digital do segmento industrial foi, de forma positiva, forçada pelas mudanças de cenário trazidas pela Covid-19. Se, por um lado, muitas atividades presenciais precisaram ser suspensas, impactando fortemente a indústria de base, especialmente na parte produtiva, por outro esta mudança trouxe a adaptação de processos. Com isso, muitas atividades antes dependentes do fator humano foram legadas a tecnologias capazes de realizá-las total ou parcialmente, o que permitiu redistribuir os recursos humanos de forma mais estratégica. NOVO NORMAL Além disso, funções administrativas do setor de indústria passaram por uma adaptação ao novo normal, ficando, em grande parte, a cargo de funcionários em modelo de home office. Uma adequação que não ocorreu da noite para o dia: foi preciso investir em tecnologias que dessem suporte ao funcionamento correto deste novo modelo de atuação, como sistemas capazes de garantir a segurança nas trocas de dados e documentos, bem como ferramentas e serviços voltados à digitalização de tudo o que, antes, era tratado de forma física. Somente desta forma foi possível evoluir processos para o ambiente digital maximizado que surgiu como consequência da pandemia. ASSINATURA ELETRÔNICA E CERTIFICAÇÃO DIGITAL Mudanças que, em muitos casos, vieram para ficar: segundo pesquisa do ITI, a adoção de assinatura eletrônica e certificação digital também cresceu muito durante a pandemia. Em 2020 a adoção deste tipo de solução pelas empresas brasileiras cresceu 52,9% em relação a 2019, superando, inclusive, a média histórica de expansão do setor, que era de 32% ao ano. COLABORAÇÃO À DISTÂNCIA Outra adequação que ganhou incremento da tecnologia foi o trabalho colaborativo à distância. Para permitir que equipes dispersas geograficamente, mantendo o isolamento necessário para enfrentamento da Covid-19, trabalhem de forma produtiva, ferramentas de colaboração foram muito necessárias. Uma pesquisa da LearnBonds mostra que este tipo de solução cresceu nada menos do que 1.270% em todo o mundo durante a pandemia. Em se tratando de trabalho administrativo, comercial, de produção, de engenharia ou qualquer outro, o fator colaborativo é fundamental para propiciar a manutenção e o crescimento das atividades ao longo do período de isolamento. DIGITALIZAÇÃO COM SEGURANÇA, RASTREABILIDADE E FOCO Mas para dar base ao funcionamento das empresas, sejam do segmento industrial, sejam de que área forem, é preciso que a tecnologia seja aliada a itens essenciais, como segurança, rastreabilidade, conformidade e facilidade de uso. Afinal, o usuário precisa de ferramentas que o auxiliem a produzir, a entregar, a manter sua empresa e seu cliente satisfeitos. E quanto mais digital for todo esse processo, melhor. Quanto mais se puder realizar, validar, assinar, compartilhar, trabalhar e fazer o que mais for preciso de forma digital, melhor. Este tem sido o segredo da indústria para crescer na pandemia. Este continuará sendo o mote de todas as empresas que se mantiverem focadas na competitividade, ficando o cenário de atuação como está ou retornando aos patamares de normalidade. A W3K oferece soluções que permitem acompanhar todo o processo necessário e benéfico da Transformação Digital. Através de plataformas online e configuráveis ao modelo de negócio das empresas, oferecemos ferramentas para gerenciamento eletrônico de documentos, automatização de processos, assinatura eletrônica, trabalho colaborativo, governança e outros recursos que proveem escalabilidade à gestão das organizações – durante a pandemia e depois. Vamos conversar, entender sua demanda e criar a melhor solução para ela?

Assinatura Digital, Gestão de Contratos, Todos

O que é Gestão de Contratos Digitais e como pode favorecer o seu negócio?

A gestão de contratos digitais é a administração de todos os processos envolvidos em uma contratação realizada de forma eletrônica: da criação do documento até o término de sua vigência ou renovação. Trata-se de uma alternativa que reduz custos físicos e operacionais, garante organização, elimina burocracia, minimiza o risco de multas e inconformidades por perda de prazos ou utilização de versões desatualizadas dos documentos, além de contribuir para a diminuição do tempo de negociação com fornecedores, clientes e parceiros. Por meio de recursos para gestão de contratos digitais, as empresas garantem acesso online a todos os agentes de contrato, podendo gerenciar estes documentos de forma ágil e eficaz, com rastreabilidade e segurança de informação, controle de vigências, assinatura digital e validade jurídica. Isso tudo se traduz em mais agilidade para as empresas. Por exemplo: no formato digital, é muito mais fácil monitorar e cumprir regras contratuais de emissão, aprovação e compartilhamento de informação, o que contribui para: – Reduzir riscos de ruído na comunicação, que podem resultar em erros na formulação ou andamento dos contratos; – Ampliar a visibilidade e o resguardo de informações, para que se tenha evidências asseguradas na ocasião de pleitos ou disputas contratuais; – Melhorar a colaboração online entre as partes envolvidas e evitando falhas em execução e aquisições Sem falar na validade jurídica que, com o impulso da certificação digital, a gestão de contratos em ambiente digital agrega aos documentos tramitados. Mas é possível usar este tipo de gestão para qualquer espécie de contrato? Sim! Desde contratos de vendas, licenças de sistemas ou IP, acordos internos ou externos, ações de procurement, entre tantos outros, todos podem ser geridos de forma eletrônica, desde que se tenha a tecnologia certa. E, por falar em tecnologia, a W3K oferece uma solução eficaz para gestão de contratos digitais, além de recursos de assinatura e certificação digital em linha com o portal de assinaturas da Certisign. Um pool de tecnologia + serviços + atendimento capaz de tornar seu processo de gestão de ciclo de vida de contratos muito mais fluído, assertivo e confiável.

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Klabin Contrata Capx para o Projeto Puma II

¿Cómo puede una tecnología de gestión de la información apoyar la planificación, integración y control en un emprendimiento de gran envergadura?Para debatir con propiedad el tema, invitamos al Coordinador de Proyectos de Klabin, Everton Felipe Morais, para compartir su experiencia con el sistema CAPX, creado para el gran proyecto de la empresa: PUMA II. La mayor productora y exportadora de papeles de Brasil está construyendo dos máquinas para fabricación de papel, con producción de celulosa integrada, y capacidad total de 920 mil toneladas anuales de producto. La operación, que debe concluir la primera etapa aún este año, cuenta con una tecnología para gestión de portafolio de proyectos, implementada por W3K, donde es posible controlar progresos e integrar información. “Los datos son recolectados de las diversas áreas del proyecto, dispersos geográficamente, procesados en la nube y disponibles en línea para los equipos de planificación y gestión de Klabin. Todo esto en forma de reportes e indicadores que ofrecen una visión macro y micro del emprendimiento”, explica Morais. La solución permite que todas las fases de un programa o proyecto sean visualizadas. La integración facilita la rutina de planificación y, consecuentemente, hace más asertiva la toma de decisiones en proyectos grandes como este. “28 profesionales trabajan en la validación de todos los datos reportados por los proveedores, con seguimiento de campo. Esa información es compilada y transferida al sistema, orientando el progreso del emprendimiento en su conjunto”, comenta. Entre los beneficios de una tecnología de gestión para emprendimientos del porte del PUMA II, por ejemplo, está la actualización integrada de información, con la posibilidad de que varias personas utilicen al mismo tiempo los datos del proyecto. Además, Morais comenta que los indicadores visuales con gráficos, dashboards e informes permiten una comprensión rápida de la información de control. “Todo este proceso ocurre de una forma muy rápida y puede ser seguido con la facilidad de acceso a los datos en la nube, ya sea por celular, web o tablets”, completa. Asimismo, los gestores del proyecto son informados en tiempo real, a través de correos electrónicos automáticos, sobre actualizaciones de la información del proyecto, liberación de nuevos informes, entre otros avisos importantes para el buen desarrollo del emprendimiento. Los accesos al sistema se liberan conforme a la demanda y, claro, según la necesidad de cada negocio. De esta forma, también es posible mapear y delimitar el número de colaboradores y hasta dónde pueden ver los datos. “Las informaciones relevantes en el informe que el sistema nos proporciona tienen todo el ciclo de vida de un proyecto. En el caso de Klabin, que cuenta con diversas fábricas, es posible visualizar los portafolios de proyectos corporativos de estas unidades de forma integrada”, completa. Además de planes de acción, riesgos y logística, también es posible hacer seguimiento a cuestiones como equipos importados y necesarios para el proyecto, así como la compra de materiales — que es rastreable desde la ingeniería hasta la entrega. El sistema desarrollado por W3K puede tener las particularidades que cada negocio necesita y ser perfeccionado conforme las rutinas de planificación de cada emprendimiento. La tecnología de gestión de la información optimiza el tiempo dedicado a la elaboración manual de informes de avance de un proyecto de gran envergadura. Con ello, el tiempo ahorrado puede ser destinado a actividades más valiosas, como el análisis de dicha información y la definición de planes de acción. Además, toda la comunicación se realiza dentro del sistema, aportando fluidez al proceso sin perder la confiabilidad de los datos. Para saber más sobre cómo las soluciones W3K pueden ayudar a su negocio, o para solicitar una demostración, haga clic aquí: solicite presentación

Assinatura Digital, Gestão de Contratos, LGPD, Todos

LGPD e Certificação Digital: qual a relação entre elas e como sua empresa se beneficia disso?

Você pode não ter pensado sobre isso, mas a tecnologia de Certificação Digital e a nova Lei Geral de Proteção de Dados têm uma relação muito próxima. Por quê? Porque a primeira é muito utilizada para proporcionar segurança à troca de informações e garantir autenticidade em operações que envolvem dados e documentos, enquanto a segunda dispõe sobre as regras legais a serem seguidas no tratamento da informação, seja no âmbito digital, seja no físico. E em tempos de pandemia, em que o trabalho remoto e o distanciamento entre as pessoas se intensificaram, obrigando empresas a utilizarem ainda mais os canais de comunicação e negociação online, a Certificação Digital desponta como uma solução perfeita para tratativas que envolvam contratos, assinaturas, documentos. Já a LGPD não fica de fora, uma vez que está em vigor desde o segundo semestre do ano passado, exigindo todo o cuidado das empresas no que tange ao tratamento de dados de clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. Já deu para entender o link entre LGPD e Certificação Digital, não é mesmo? Uma decreta obrigatoriedades nas tratativas de informações (leia mais sobre isso aqui) e a outra oferece tecnologia para cumprir tais exigências de forma ágil e eficiente. Com a Certificação Digital, a troca de informações e os trâmites de autenticação de dados e documentos em operações podem ser feitos com maior grau de rastreabilidade, auditabilidade e não repúdio. Isto vale para todas as partes envolvidas. DO PRESENCIAL AO DIGITAL Empregando tecnologias de ponta em segurança da informação, a Certificação Digital permite fazer, de forma segura e eficaz, transações em ambiente digital que antes só teriam sua autenticação viável de forma presencial. Isto, em um momento de distanciamento social e trabalho remoto, se faz ainda mais importante – tanto que, não por acaso, de 2020 para cá o uso deste tipo de certificação no país cresceu 20%, segundo a ICP Brasil. PODE ESCOLHER Há 12 tipos de certificados digitais disponíveis no mercado e todos são regulamentados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). As classificações diferentes referem-se à empregabilidade de cada tipo, mas as vantagens são as mesmas: – Assinar documentos de forma não presencial; – Proporcionar um ambiente seguro para transferência de dados; – Economizar recursos, como material de escritório e tempo. QUAL É O MEU BENEFÍCIO? Se você pensar que, em linhas gerais, a LGPD tem como objetivo garantir mais proteção na troca de dados entre diferentes partes (setores, empresas etc), e que a Certificação Digital auxilia na validação de documentos e transações eletrônicas, galgando validade jurídica para operações online, o benefício fica claro. Utilizar a tecnologia de certificados digitais é um elemento facilitador para atender às normas da LGPD, alavancando a empresa no alcance do compliance com a legislação vigente. Isto é uma prerrogativa válida em muitos campos: por exemplo, no uso da assinatura digital, que implica em consentimento, otimizando as relações entre empresas e usuários; na validação de contratos digitais, na segurança para trocas de documentos de alto grau de confidencialidade, entre outros processos importantes. Obedecer à LGPD é obrigatório. Utilizar Certificação Digital é um caminho ágil e muito eficaz para atender a esta obrigatoriedade. ONDE ENCONTRAR? A W3K atua com soluções customizáveis às demandas de cada empresa no uso de Certificação Digital. Além de acompanhar o andamento dos processos, nosso sistema dá suporte a assinaturas digitais, possibilitando a implantação de ambientes de trabalho paperless, eliminando gargalos e entregando mais segurança, conformidade e agilidade aos negócios. Entre em contato conosco e saiba mais.

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Gestão de documentos da Qualidade: seja mais que um “garçom” de documentos

Quando uma empresa implementa um sistema de gestão de qualidade, é um passo muito significativo, mostrando que a organização está comprometida com seu crescimento sustentável e a melhoria contínua de seus processos. Porém, como acontece na maioria dos casos em tecnologia, implementar uma solução é apenas o começo. O importante é como você lida com ela depois disso. Se sua organização agora conta com um sistema de gestão de qualidade, e de documentos para o acompanhamento dos indicadores de qualidade, o desafio agora é cuidar da manutenção disso, assim como do suporte ao ganho de escala dos processos, reflexo direto do crescimento do seu negócio. Distribuir manualmente documentos, gerenciar comunicação por emails e planilhas de controle pode funcionar em processos simples, com equipes pequenas, poucos documentos, poucos registros. Contudo, à medida que a empresa cresce, os colaboradores de multiplicam, novos setores são criados, se torna praticamente impossível manter uma gestão eficiente com este controle manual. Ficar nestes modelos pouco otimizados consome tempo e recursos de você e seus colaboradores, transformando-os em “garçom (ou garçonete)” de documentos, em que o transporte manual de informação ocupará boa parte do tempo de trabalho. Além disso, esse controle obsoleto aumenta o risco de ter documentos desatualizados ou inconsistência nos dados, o que pode ser um problema caso ocorra uma auditoria ou na conformidade com a lei, como é o caso da LGPD. Para eliminar estes gargalos, e garantir que seus processos de gestão da informação sejam eficientes, independentemente da escala de sua operação, somar tecnologia é uma excelente opção. Soluções como plataformas de gestão eletrônica de documentos (GED) dão a base para esta governança, que é efetivada com uma política robusta para o movimento e o trâmite da informação (Workflow/BPMS). Essas duas tecnologias somadas poderão apoiar em atividades documentais como: – Analisar criticamente – Aprovar – Identificar revisões – Controlar alterações – Assegurar que a versão atual está disponível – Controlar os documentos externos e obsoletos – Controlar a distribuição e o acesso aos documentos Além da tecnologia, uma boa dica é incluir profissionais de informação nas equipes de gestão de documentos e suas instâncias (arquivística, biblioteca, CDOC, etc). Ele podem contribuir com seu conhecimento especializado no apoio da definição de boas práticas (regras de classificação, hierarquia da informação, nomenclaturas), facilitando a implantação das tecnologias propostas. Com isso estruturado e automatizado, fica mais fácil garantir a distribuição correta de padrões e normas, evitando duplicidades e obsolescências, bem como melhorar a auditabilidade dos dados. A W3K Tecnologia tem uma década de experiência no mercado de GED e BPMS, combinando tecnologia e processos para ajudar na governança da informação das empresas. Ente em contato conosco e saiba mais.

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Gestión documental de Calidad: sea más que un “mandadero” de documentos

Cuando una empresa implementa un sistema de gestión de la calidad, da un paso muy significativo, mostrando que la organización está comprometida con su crecimiento sostenible y la mejora continua de sus procesos. Sin embargo, como ocurre con la mayoría de los casos en tecnología, implementar una solución es solo el comienzo. Lo más importante es cómo lo maneja después de eso.

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