LGPD: dicas para conhecer melhor a lei e adequar sua gestão da informação

Um dos assuntos que mais ocuparam a mente dos gestores de tecnologia da informação nas empresas em 2020 foi a Lei Geral de Proteção de Dados – a LGPD – que entrou em vigor em setembro de 2019. Criada para tutelar a privacidade dos usuários, a LGPD pode se aplicar de diferentes formas em cada tipo de negócio. O que é fato, porém, é que todo tipo de negócio terá que se adequar e ajustar suas políticas de gestão de informação, incluindo o tratamento de dados e documentos.

Muitas vezes, uma empresa recebe mais informações do que necessita, e isso vale tanto para quem é funcionário, usuário externo ou cliente. Por isso, um contexto regulatório adequado e bem arquitetado é importante para garantir o compliance das operações às determinações da lei.

Essa necessidade de uma política transparente e robusta de tratamento de dados abrange todos os estágios do manuseio da informação, do cadastro ou captura dos dados, passando pelo armazenamento e acesso, até o seu descarte.

A aplicação da lei atinge qualquer empresa, de qualquer ramo, de qualquer porte, e obedece a alguns preceitos básicos como, propósito, compatibilidade, disponibilidade, transparência com o usuário, confidencialidade e segurança. Para saber mais detalhes sobre as definições da LGPD, acesse este outro artigo em nosso blog.

TECNOLOGIA PARA SE ADEQUAR À LGPD

Uma das principais saídas para adequar a gestão da informação de seu negócio à LGPD é empregar tecnologias para auxiliar nesta missão. Com sistemas que entreguem clareza de gestão e rastreabilidade das informações, é possível saber melhor de quem é o dado, como eles estão sendo tratados, assim como definir as regras e termos de utilização. Além disso, sistemas de gestão ajudam a garantir uma lógica de segurança baseada em processos, garantindo o acesso das pessoas certas às informações adequadas. Com o Greendocs, temos uma plataforma customizável e alinhada com as políticas de proteção de dados previstas na LGPD, com o foco na rastreabilidade das informações.

Da classificação dos dados, passando por logs de toda a sua movimentação no sistema (alterações, fluxos e outros processos), a plataforma permite um controle abrangente das informações, contribuindo para o compliance das empresas com a LGPD. Além da tecnologia para sustentar as políticas de conformidade com a LGPD, a W3K apoia na gestão de processos que atendam aos requerimentos da lei, estabelecendo ambientes controláveis e auditáveis, com alta rastreabilidade das informações para garantir a governança das informações.

Quer saber mais sobre como as soluções da W3K podem ajudar o seu negócio a ficar em conformidade com a LGPD? Entre em contato conosco!

Compartilhe!

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou solicite uma demo.

Posts