Reengenharia de processos: otimize a sua gestão

Em praticamente todos os setores de empresas, lidar com transformações é parte constante do trabalho. E quando falamos de negócios ou projetos de alta complexidade ou com diversas questões de compliance, ter uma gestão automatizada é fundamental. E, em muitos casos, para isso é necessário ter mecanismos como a reengenharia de processos.

Estamos falando de um conceito derivado do termo Business Process Reengineering (BPR), que permite às organizações reduzir custos e aumentar a produtividade. Com a reengenharia, empresas tem uma metodologia dedicada ao redesenho dos fluxos de trabalho, com o foco no aumento da eficiência.

O BPR tem uma relação direta com o BPM, funcionando como um mecanismo de melhoria da gestão de processos, entrando em ação quando a organização encontra a necessidade de redesenhar (ou como o termo indica, refazer a engenharia) seus processos e suas automações.

Segundo Ralph Stair e George Reynolds, autores do livro “Princípios de Sistemas de Informação”, o BPR se define pela “readequação dos processos empresariais, das estruturas organizacionais, dos sistemas de informação, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da companhia”.

Dentro deste modelo, existem dois tipos que se destacam, e que podem impactar o negócio positivamente:

Reengenharia de sistema: Diz respeito à mudança na forma de processar a informação por meio de uma nova tecnologia ou automatizações de processos.

Reengenharia de informação: Refere-se à adoção de hardware e softwares capazes de melhorar processos internos.

Como você pode implementar a reengenharia para melhorar o seu negócio? Bem, segundo destaca o autor Thomas Davenport em seu livro “Reengineering Work Through Information Technology”, alguns passos devem ser observados.

Segundo o autor, é importante identificar processos com gargalos, quais as tecnologias que podem solucionar estas dificuldades, e a partir disso desenhar novos modelos.

Isso pode valer inclusive para empresas que já contam com uma arquitetura de processos e automatização. Contudo, com o apoio de parceiros especializados e a utilização de tecnologias dedicadas, empresas podem fazer essa adaptação da melhor maneira, com o uso de fluxos otimizados de informação, governança dos dados e indicadores que permitem acompanhar a eficiência na gestão escalável destes novos processos.

A W3K Tecnologia é uma empresa especializada em tecnologias de gestão da informação e gestão de processos (BPM), com foco na otimização do uso das informações dentro das empresas. Para saber mais sobre como sua organização pode ganhar com nossas inovações e know-how, entre em contato conosco.

Compartilhe!

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou solicite uma demo.

Posts