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Gestão de Mudanças (MOC) – O que é e por que sua empresa precisa de uma?

A Gestão de Mudanças – ou MOC (Management of Change), é um dos principais desafios em qualquer organização que precisa lidar diariamente com diversos processos de trabalho. Estamos falando de ambientes dinâmicos, que lidam com uma infinidade de dados e informações a cada minuto, em uma realidade que muda constantemente. Para cada empresa, se trata de uma transformação que envolve tecnologia e estratégia. Um programa de gerenciamento de mudanças visa assegurar que todas alterações no processo, instalações, pessoas ou procedimentos sejam acompanhadas de avaliações de risco, revisões e estratégias e controle, antes mesmo da mudança entrar em curso. Além disso, é importante ter o conhecimento de quem são os responsáveis por cada projeto de mudança, em diferentes aspectos como qualidade, segurança e outros. Quanto mais bem-informado estiver cada gestor, mais assertiva e com menor risco se torna a decisão na hora de fazer alguma mudança em sua operação. E quanto mais crítico for o processo a ser mudado, mais necessária se faz uma gestão robusta de mudança, que envolve a análise de diversos pontos: Solicitação de mudança; Análise de riscos; Aprovação; Implementação; Revisão; Avaliação de resultados. Ao adotar uma política bem definida para estes procedimentos, e uma tecnologia que suporte e ordene esse fluxo de informações, a Gestão de Mudanças pode diminuir drasticamente os riscos potenciais. Com o apoio de uma solução de MOC, é possível acompanhar de forma abrangente os processos de mudança em sua operação, acessando de forma rápida informações sobre equipes de avaliação, implementação, status da mudança, riscos encontrados, riscos evitados, fluxos de aprovação, planejamento, implementação e revisão. Em uma solução de MOC, todo o ciclo da mudança é centralizado, dando uma visão completa ao gestor. São diversos os ganhos que sua empresa pode ter ao adotar um software dedicado de MOC, e a W3K Tecnologia tem o know-how em tecnologia para ser o seu parceiro tecnológico nesta transformação. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções.

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Case paperless Greendocs: Maturidade da Gestão da Informação

Showcase – Case paperless Greendocs: Maturidade da Gestão da Informação. Palestrante: Ana Araújo, CEO da 4A Consultoria e Cristine Guahyba, Gerente de professional services na W3K Tecnologia. Será que todas as empresas estão prontas para a transformação digital mesmo no cenário atual ? Quais processos podem e devem ser automatizados ?  Quais etapas e níveis de maturidade em gestão da informação as empresas podem chegar ? Qualquer ferramenta poder ser aplicada a qualquer negócio. Sobre este tema vamos conversar com Ana Araújo e Cristine Guahyba, ambas com experiências em coordenação de documentação em grandes projetos. Saiba mais: https://iima.com.br/ A4 Consultoria e Gestão de Documentos e Informações https://www.4agestaodocumental.com.br/

Assinatura Digital, Databook Eletrônico, EDMS | Engenharia, Todos

Databook eletrônico: o livro de sua obra, em formato digital

Na sua obra, o databook funciona praticamente como a tradução literal da palavra em inglês: é um livro, um dossiê das informações sobre diferentes aspectos de sua obra. É uma coleção de documentos que conta a história de um processo, de seu início ao fim. Esse acompanhamento pode envolver diferentes pontos da gestão (técnica, comercial e de qualidade), ajudando os gestores a ter uma visão 360º da operação. Ele envolve aspectos dos mais variados, tais como: Por ser extremamente abrangente e completo, o databook pode ser de grande ajuda para as empresas, porém pode ser um complicador caso não tenha uma estratégia e uma padronização. Existem diferentes formas de padronização sobre como devem ser os conteúdos dos databooks das empresas, e cada organização tem seu próprio procedimento com definição de estrutura, documentação, formulários e armazenamento para seus databooks. No caso de empresas de engenharia ou construtoras com diferentes obras e diferentes times cuidando de cada empreendimento, essa falta de padronização pode gerar complexidades ainda maiores, com diferenças internas de informações, inconsistências nos dados e problemas de retrabalho em decorrência destas questões. Para evitar isso, contar com uma política interna é importantíssimo, e a tecnologia é um fundamental aliado para assegurar que estas políticas sejam seguidas. Para ter uma maior homogeneidade de processos, o databook eletrônico é uma grande alternativa. Por ser totalmente digital, ele pode agregar várias vantagens em “uma única tacada”, tais como: São diversos os ganhos que sua empresa pode ter ao adotar um software de databook eletrônico, e a W3K Tecnologia tem o know-how em soluções de tecnologia para os setores de engenharia e construção civil. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas tecnologias em Gestão de Documentos.

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Diário de Obra (RDO) eletrônico: no que consiste e como pode transformar sua gestão de obras?

Conhecido pelos profissionais da área como DO ou RDO (registro diário de obra), este documento é de suma importância para quem lida diariamente com suas tarefas de engenharia. Usado frequentemente em projetos de maior porte, por construtoras e incorporadoras, ele detalha os passos e eventos (previstos e imprevistos) do processo de construção. Contudo, ele pode demandar um grande tempo e retrabalho de seus profissionais, ainda quando feito de maneira manual. É aí que entra em cena a tecnologia, com soluções de Diário de Obra Eletrônico. Mas afinal de contas, no que ele consiste? Com um RDO Eletrônico, as pranchetas são substituídas por uma plataforma online, capaz de ser acessada de forma mobile (no celular, tablet ou notebook) e otimizada para o preenchimento de informações relevantes, como equipamentos utilizados, atrasos, imprevistos, condições do tempo, etapas realizadas, dentre outros. Com isso, todas as informações são centralizadas diretamente em uma base única, em planilhas eletrônicas. Assim, reduz-se a possibilidade de registros duplicados, com controles de acesso aos dados e identificação dos usuários, dando a confiabilidade que sua operação necessita. Por ser totalmente digital, sua empresa pode reduzir custos e desperdícios provenientes dos gastos em materiais para a execução da obra. Com a diminuição de uso de papel, também torna a gestão de sua obra mais sustentável. Além disso, ao adotarem um sistema reunindo estas informações, gestores podem ter uma visão ágil do andamento das obras, permitindo um controle ainda mais assertivo da execução do empreendimento, com seus cronogramas, cuidados para prevenção de acidentes, e avaliações de qualidade. No caso de uma construtora ou incorporadora, por exemplo, ter uma plataforma eletrônica entrega um novo patamar de gestão, principalmente quando ela conta com diversos empreendimentos simultâneos, permitindo um acompanhamento mais eficaz de cada um. Ao adotar um RDO Eletrônico em sua operação, sua obra pode ter maior produtividade, comunicação, confiabilidade dos dados e uma capacidade melhor de analisar a qualidade dos processos, utilizando as informações para, por exemplo, gerar relatórios e indicadores para uma melhor tomada de decisão. Para tornar ainda mais completa a sua gestão, a plataforma de RDO Eletrônico pode ser integrada com sua solução de Gestão de Projetos (como a Capx, da W3K). Informações como o controle de avanço físico da obra, meteorologia e outras podem ser utilizados e analisados de forma unificada, criando um ambiente robusto e abrangente de visualização e controle dos projetos em andamento. A W3K Tecnologia é uma empresa especializada em soluções de gerenciamento eletrônico de documentos, com expertise na área de engenharia. Em nosso portfólio, contamos com uma solução de RDO Eletrônico, em uma plataforma online e segura, pela qual você pode tornar muito mais eficiente a gestão de sua obra. Entre em contato conosco e saiba mais!

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Klabin Aposta na Atualização Integrada de Informações com CAPX

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Com 121 anos no mercado e comprometida com a construção de um futuro renovável, a empresa possui 19 unidades industriais, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina, e mais 21 mil colaboradores. Para o seu projeto de expansão orgânica, o PUMA II, a Klablin escolheu o sistema CAPX, uma tecnologia para gestão de portfólio de projetos, focado em controlar progresso e integrar informações reportadas pela equipe de planejamento do negócio. Segundo Everton Morais, coordenador de planejamento da empresa que orientou o desenvolvimento da solução CAPX, em conjunto com a equipe de desenvolvimento de software da W3K, a plataforma nasceu devido à necessidade de informação de planejamento físico de um ou vários projetos, programas e portfólio. “Isso facilitou a visualização rápida das informações, do progresso físico do projeto agregado ao histograma, EAP e curvas detalhadas dos entregáveis, facilitando a tomada de decisão”, conta Monitoramento e processamento em nuvem Ademais, com a ferramenta, as informações são coletadas das diversas áreas do projeto, dispersos geograficamente, processadas em nuvem e disponibilizadas online às equipes de planejamento e gestão da Klabin em forma de relatórios e indicadores sobre o andamento do empreendimento. Planos de ação, riscos, logística e controle de equipamentos e materiais também podem ser registrados e monitorados pela solução. Segundo Morais, o principal benefício que o sistema está trazendo é a atualização integrada de informações, ou seja, a possibilidade de várias pessoas atualizando ao mesmo tempo os dados do projeto; e o entendimento rápido das informações de controle por meio de gráficos, dashboards e relatórios. Além disso, a facilidade de acesso dos dados em nuvem, que podem ser visualizados pela web, celular e tablets também foram diferenciais que pesaram na escolha pela solução. “E, claro, outro recurso fundamental é o fato de que gestores de projeto são informados em tempo real sobre a atualização das informações de projeto, liberação de novos relatórios, etc”, completa. Mais tempo para definir e executar planos de ação Everton salienta, ainda, que o tempo gasto anteriormente com confecção manual de relatórios de avanço de projeto, agora pode ser utilizado para atividades mais nobres, como análise dessas informações e definição de planos de ação. Além disso, toda comunicação é realizada por dentro do sistema, trazendo fluidez ao processo, sem perder confiabilidade dos dados. Este case foi inspirado na apresentação de Everton Morais, Coordenador de Planejamento da KLABIN, no EDOC Engenharia 2020 (22.07.2020 – 19h30 às 20h15)

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