Gráficos de BI e dashboards apoiam decisões mais assertivas?

Ser data driven é tomar decisões a partir da análise de gráficos de BI e dashboards ao invés de suposições ou intuições. Ter uma base sólida para que as escolhas sejam mais assertivas significa coletar, tratar e interpretar dados para gerar insights valiosos nas empresas.

Se o futuro das companhias é orientado a dados – e ele é!, como você tem aplicado esse conceito na sua organização? Seus gestores e líderes são capazes de extrair e analisar informações de várias fontes, transformando esse material em conhecimento e riqueza para o crescimento do negócio?

Para não sobrarem dúvidas ao responder essas perguntas, vamos apresentar as vantagens da análise de dados e da importância de uma identidade corporativa que torne a transformação digital a protagonista do seu negócio.

Transformação digital: produtividade, assertividade e lucratividade

Em 2020, 87,5% das empresas brasileiras ouvidas para um estudo da consultoria Vanson Bourne afirmaram já estar em andamento com projetos de transformação digital. Um dado que demonstra a força deste movimento, mas… por que esta tendência tem ganhado tantos adeptos?

A resposta é simples: porque a transformação digital não é apenas um conceito, mas sim um somatório de tecnologias e ações que permitem aumentar a produtividade, competitividade, assertividade e lucratividade de organizações de todos os segmentos.

A cultura data driven é um dos pilares de sustentação da transformação digital

Podemos dizer que a cultura data driven é um dos pilares de sustentação da transformação digital, pois utiliza algoritmos para fazer análises precisas que entregam respostas estratégicas para a organização.

Em outras palavras, estamos falando na ação estratégica feita com base em informações e dados reais, assertivos e instantâneos E, claro, na adaptação do planejamento de acordo com as necessidades e desejos apresentados pelos identificadores visuais, gráficos, dashboards e relatórios.

Indicadores visuais com gráficos, dashboard e relatórios

Os indicadores visuais possibilitam o entendimento rápido das informações de controle de forma ágil, com a facilidade de acesso dos dados em nuvem, seja pelo celular, web ou tablets.

Com o Greendocs, por exemplo, os usuários autorizados podem acessar em tempo real gráficos, dashboards e relatórios gerados pelo sistema. Com ele, você pode analisar os dados para obter insights, sem perder nenhuma informação relevante do seu projeto.

Observar os dashboards corretamente, fazendo a gestão desses dados, proporciona a percepção assertiva da eficiência da sua gestão e, claro, onde aplicar as melhorias necessárias para chegar lá.

Processo de decisão menos moroso e com estratégia

Quando o negócio gera muitos dados e não sabe o que fazer com eles, de nada adianta investir em aparatos tecnológicos. A gestão estratégica é sempre o cenário ideal para uma empresa inovadora.

Do contrário, o excesso de informações tende a prejudicar seu foco na busca por novas soluções, tornando o seu processo de decisão mais moroso que o ideal. Além disso, a tecnologia de gestão da informação otimiza o tempo gasto com confecção manual de relatórios, por exemplo.

Com isso, o tempo economizado pode ser utilizado para atividades mais nobres, como análise dessas informações e definição de planos de ação. Fora isso, no Greendocs, toda comunicação é realizada por dentro do sistema, trazendo fluidez ao processo, sem perder a confiabilidade dos dados.

E aí, o seu negócio está na lista das empresas que serão de fato competitivas em um futuro próximo? Se sim, você está no caminho certo. Se não, é bem possível que com o tempo, as organizações inovadoras tomem seu espaço tão rapidamente quanto a tecnologia avança no mundo.

Leia também sobre a importância da atualização integrada de informações.

Para saber mais sobre como as soluções W3K podem auxiliar seu negócio, ou solicitar uma demonstração, clique aqui.

Compartilhe!

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou solicite uma demo.

Posts