Estudo de caso: Greendocs no Projeto Horizonte 2 da Fibria, Atual Suzano Papel e Celulose
O projeto 2 tornou a…
Interpretar um modelo de negócio para incorporá-lo a uma plataforma de processos é um desafio superável. O mundo de possibilidades que existe atrás da Gestão da Informação é impressionante. Aqueles que querem crescer e evoluir encontram desafios diários, tais como melhorar processos, otimizar o trabalho e incrementar a utilização de novos recursos na empresa. Muitas companhias vêm descobrindo como superar esses desafios com a implementação de metodologia e tecnologia na gestão da documentação e processos. Dentre tantas dúvidas, a sugestão é: comece simples, mas comece! O apoio de uma empresa especializada no gerenciamento de documentos, processos e informação é o ideal, com expertise no seu setor de atuação é ainda melhor. É no dia-a-dia da implementação de metodologias e tecnologias de gestão da informação que virão à tona todos os desafios, bem como quais as soluções serão necessárias para agregar essa capacidade de compressão e eficácia no resultado. Compreenda, a informação e a rotina de processos são demandas só suas, mas estruturá-las é necessidade de toda a empresa que busca crescimento contínuo.
🤝💚 A empresa W3K é um dos parceiros do ESF – Florianópolis! A W3K Tecnologia desenvolve soluções para o gerenciamento de documentos e processos, gestão de contratos e excelência em projetos e engenharia. Após o evento eDOC Floripa, o qual o ESF – Brasil é um dos apoiadores, a W3K se tornou parceira do ESF – Florianópolis com a disponibilização do gerenciador de documentos integrado a processos, a plataforma Greendocs. Desde então, algumas reuniões aconteceram para que os estudos e ajustes de implantação fossem definidos. O Time de Qualidade tem realizado o trabalho de organização e padronização dos arquivos, com a assessoria de Gustavo Roveder, parceiro da W3K, que tem acompanhado diretamente todo esse processo. #ESFFlorianopolis #ESFBrasil #EWB #NósAcreditamos #NósConstruímos #JuntosSomosGrandes #JuntosSomosMaisFortes #parceria #Repost
A Andritz Brasil definiu o Greendocs como seu sist…
A SKA, empresa fundada por Siegfried Koelln, sócio também da W3K, investe R$ 4 milhões em um novo centro de manufatura digital na sede em São Leopoldo. A unidade será inaugurada nesta terça-feira (20). O novo centro ocupa uma área de 700 metros quadrados. O aporte foi feito em equipamentos, instalações e treinamento, pois envolve as áreas de engenharia mecânica, Internet das Coisas (IoT), ciência de materiais, design e aplicações de impressão 3D e manufatura digital. “Mais do que melhorar processos, o Centro de Manufatura Digital repensa a engenharia, desde a concepção do produto feita pelo projetista, até a sua manufatura. Queremos transformar a indústria por meio da inovação tecnológica sustentável”, reforça Siegfried Koelln, presidente e fundador da SKA, em nota sobre o novo centro. Segundo a empresa, o investimento reúne tecnologias HP e Markforged para impressão 3D em polímeros, compósitos e metal, com vantagens na velocidade e perfil de material produzido. A SKA atua com automação de engenharia. Da HP, a indústria trouxe a tecnologia multi jet fusion para design industrial, prototipagem e manufatura. A direção da empresa gaúcha diz que as tecnologias disponíveis permitirão o desenho e a produção de peças com “múltiplas propriedades físicas, como rigidez e flexibilidade variáveis, diversas cores e texturas, condutibilidade e comunicação elétrica”. “Um simples duto de ventilação de um automóvel pode levar semanas ou mesmo meses entre concepção e fabricação. Com a tecnologia da HP, a peça pode ser redesenhada e, em vez de ser um conjunto de sete partes, pode ser impresso em poucas horas em uma peça única, evitando um investimento de mais de R$ 150 mil para a fabricação do molde de injeção”, exemplifica Koelln. A tecnologia Markforged é usada em ambientes de escritório e chão de fábrica. Os equipamentos imprimem peças em metal e polímero, com reforço em fibras de carbono ou vidro, informou a empresa. Em poucas horas, podem ser confeccionadas ferramentas de apoio à produção. A impressão de uma garra de robô, por exemplo, é feita com uma velocidade 11 vezes maior do que se fosse usinada em alumínio. O custo é cerca de 50 vezes menor do que o da peça original, amplia a empresa. Reportagem de www.jornaldocomercio.com Saiba mais em: www.ska.com.br
Estamos contentes por fazer parte do inovador Parque Tecnológico Tecnosinos. Um projeto audacioso começa a sair do papel: transformar São Leopoldo em uma referência quando o assunto é tecnologia. Reunindo cinco das dez empresas que mais geram impostos para a cidade, o Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que acaba de completar 20 anos, busca consolidar a economia do conhecimento como vocação econômica para a região do Vale dos Sinos. Neste sentido, a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, apresentou, juntamente com integrantes da Governança do parque, no dia 30 de julho, no Palácio Piratini, o projeto de expansão ao governador do Estado, Eduardo Leite. Para avançar, o projeto depende do desmembramento de uma área de 46 hectares, na divisa entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul. O espaço integra o Horto Florestal, que possui cerca de 630 hectares e pertence ao Estado. Susana explica que o projeto tem potencial para a criação de 10 mil novos empregos de alto valor agregado. “Encaminhamos o pedido ao governador através da Governança, com o objetivo de efetivar a transferência da área. A expansão Tecnosinos é de fundamental importância para consolidar a economia da região”. Leite solicitou aos secretários do Planejamento, Leany Lemos, e de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, que articulem um modelo de negócio que seja benéfico ao Estado, ao Tecnosinos e ao município, no menor tempo possível. Saiba mais em: Tecnosinos.com.br
O profissional que você precisa para a sua empresa, mas que provavelmente você ainda não sabe! Nos dias de hoje devido as várias mudanças tecnológicas, a informação é o insumo principal da maioria das empresas no mundo todo. Com ela, as empresas garantem a competitividade a nível estratégico, para assim, auxiliar no processo de tomada de decisão. As organizações que não gerenciam seus dados para transformá-los em informações que façam sentido para o seu negócio, certamente estão perdendo dinheiro, pois gastam mais tempo e recursos para tomar decisões/encontrar informações que seus concorrentes que mantém elas organizadas. Mas como identificar quais informações são importantes para o meu negócio e como gerenciá-las? Aí que entra o papel do Gestor da Informação. O profissional especializado em informação para atender os diversos tipos de demandas informacionais no espaço corporativo. Além do foco em informação, o profissional tem como diferencial o seu pensamento sistêmico, espírito criativo e investigativo. Como ele pode ajudar na sua empresa? Identificar, adaptar e aplicar mecanismos de melhoria nos processos relativos a Gestão da Informação, assim como definir sistemas através de métodos e técnicas para tal; Planejar e elaborar serviços, produtos e estratégias de informação, liderando projetos em especial para organizações com recursos informacionais e ativos intangíveis para inovação; Atuar criticamente junto aos contextos e processos que interferem no fluxo, custo e uso da informação. Atualmente existem 4 cursos de graduação/bacharel de Gestão da Informação em universidades federais brasileiras: UFPR (Pioneira! Na qual eu sou graduado), UFPB, UFG e UFU. Caso queira saber mais sobre o curso, acesso o Guia do Estudante. Atualmente existem 4 cursos de graduação/bacharel de Gestão da Informação em universidades federais brasileiras: UFPR (Pioneira! Na qual eu sou graduado), UFPB, UFG e UFU. Caso queira saber mais sobre o curso, acesse o Guia do Estudante. Onde estes profissionais estão atuando? São diversas empresas que contam com profissionais da área de todos os portes. Abaixo, alguns exemplos dos setores que hoje contam com estes profissionais: Indústria: Através de sistemas de gerenciamento de documentos (GED), construção de ontologias para recuperação das informações e controle de fluxos de informação. Marketing: Analisar informações, identificar padrões, controlar KPIs utilizando ferramentas de Bussiness Intelligence e SEO. Gestão de conteúdos através de pesquisas em fontes de informação. Advocacia: Estabelecer fluxogramas para procedimentos de trabalho, controle sistemas de gerenciamento de documentos (GED) e descoberta de padrões em bases de dados. T.I: Modelagem de Sistemas sob o ponto de vista do usuário/informação, construção de diagramas de entidade e relacionamento (DER), normalização e dicionário de dados. Estabelecer estratégias de segurança da informação para as empresas. Web: Noções de HTML, PHP para a construção de sites, assim como atuar na Arquitetura e Ergonomia da Informação de sites para o usuário utilizando conceitos e técnicas e também como de Design da Informação. Gestão de projetos/Negócios: Planejamento e elaboração de produtos e serviços de informação. Construção de projetos informacionais para as organizações, planos de negócio, gestão de processos, gestão do conhecimento, sistemas de informação e inteligência organizacional. Cada vez mais, a Gestão da Informação vem tomando espaço nas empresas à medida que seu nível estratégico observa o quão importante ela é para a geração de competitividade e tomada de decisão. É por isso que o profissional de Gestão da Informação, com seu perfil generalista, está apto a atuar nos diversos segmentos de mercado gerando informação/conhecimento para as empresas!
W3K confirmou presença no InformationShow SP 2019. Daniel Klafke, CEO da W3K, irá apresentar os documentos como fonte de dados para business intelligence. Descubra como softwares GED estão gerando dados para BI, quais os resultados em extrair dados não estruturados dos documentos e como a tecnologia tem caminhado para solucionar desafios. Data: 13 E 14 de AGOSTO de 2019 Local: Centro de Convenções ROOFTOP 5, SP. Em 2019, o Congresso INFORMATIONShow realizará sua 10ª edição em São Paulo e a 4º em Brasília. Ao longo deste período o Congresso consolidou – se como o mais importante Ponto de Encontro dos Profissionais da Informação para Atualização de Informações, Relacionamentos e Troca de Experiências, sobre as mais recentes Novidades e Tecnologias para o Gerenciamento de Informações Corporativas. Sua agenda de Conteúdo ajuda os profissionais a entenderem como utilizar as Tecnologias de ECM, Big Data, Analytics, RPA, Inteligência Artificial, Blockchain, Machine Learning, Computação Cognitiva, entre outras. Evento especializado para profissionais que desejam entender como extrair “Inteligência“ das Informações e como substituir Processos em Papel por Processos Digitais. Este ano, na edição de São Paulo, estaremos realizando o IX FORO IBEROAMERICANO DE GESTION DE DOCUMENTOS, um evento que anualmente acontece em um pais diferente e reúne executivos de Empresas de Serviços de Gerenciamento de Informações vários países Ibero Americano. Para saber mais, acesse o site: iima.com.br/2019/informationshow/sp Entre em contato: gicelia@iima.com.br
Sabemos que é uma boa prática a adoção e uso de tecnologias para apoiar processos de negócio. Mas quais os ganhos reais de uma ferramenta desse tipo? 1. Redução média de 70% do tempo na busca por informação Facilidade de busca e uma boa interface de navegação pelas estruturas documentais agilizam muito o acesso à informação. O simples fato de estabelecer-se um repositório online único já torna a vida do usuário mais fácil pois ele/ela não vai desperdiçar tempo encontrando e obtendo validação sobre “onde” deve estar o documento certo na versão correta. Obviamente esse repositório online deve ser seguro e rastreável, serviço que uma boa plataforma de gestão da informação deve prover. 2. Workflow / Gestão de Processos Um workflow automatizado e personalizado garante o controle das filas de trabalho; possibilita a criação de gatilhos de temporalidade automáticos e controle de prazos, aumentando de forma geral a fluidez dos processos de negócio. 3. Redução do custo com processamento manual de documentos Conversão em massa, roteamento/trâmite automático e carga em lote são funções que otimizam a trazem mais produtividade ao trabalho dos profissionais da informação envolvidos com gestão documental. 4. Base de evidências em conflitos e pleitos contratuais Um boa plataforma de gestão de processos irá prover rastreabilidade da informação. Ou seja, em caso de alguma ação ser realizada sobre um documento (por exemplo, emissão , aprovação, validação), saber quem e quando essa ação foi realizada. Isso torna-se uma ferramenta fundamental no tratamento de conflitos contratuais onde a assimetria da informação pode acarretar em perdas injustas para uma das partes.