Grupo TB planeja digitalizar 17 milhões de documentos com apoio da W3K
O Grupo TB, conglomerado que reúne 4 divisões de negócio, sendo TB Frotas, TB Urbem, TB Facilities e TB Green, adotou o Greendocs, plataforma de gerenciamento de documentos físicos e digitais da W3K Tecnologia, bem como serviços consultivos, de implantação e suporte à solução, além de treinamento na área de digitalização.
O contrato com a W3K contemplou o atendimento ao projeto de digitalização do acervo do Grupo TB, que conta com mais de 17 milhões de documentos físicos, seguindo as normativas do decreto 10.278 de março de 2020.
A corporação também utilizou o Greendocs para sua Gestão de RH, contando com os recursos da plataforma para gerenciar os dossiês de seus mais de 8 mil colaboradores, distribuídos nos 12 estados de atuação da empresa.
Segundo Antonio Haack, que atua no Comercial da W3K Tecnologia e foi um dos responsáveis por este projeto, o objetivo da adoção do Greendocs pelo Grupo TB foi, desde o início, eliminar a produção de documentos em meio físico, passando a uma gestão de documentos 100% digital.
“Dentro de poucos anos, a meta do Grupo TB é eliminar todos os mais de 17 milhões de documentos físicos contidos em seu acervo atual, tendo tudo em formato digital, dentro das regras legais”, comenta Haack. “Com isso, além de economizar muito em papel e, com isso, contribuir significativamente para a redução na emissão de CO2 na atmosfera, o Grupo também ganhará muito em espaço físico, já que o armazenamento da documentação física nas dependências da empresa não será mais necessário”, complementa.
Outro ganho vem na gestão dos arquivos. Com o Greendocs, o Grupo TB pode centralizar a informação e os documentos em uma única plataforma, o que torna mais organizado o arquivamento na origem e agiliza o acesso dos usuários à documentação requerida a cada demanda.
“Nossas informações ficam mais centralizadas, o que traz facilidade na busca, otimização do processo de digitalização e guarda física, enquanto não passamos tudo para o digital, e também preservação digital dos documentos”, destaca Sérgio de Souza Euzébio, que atua no Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC do Grupo TB.
Além disso, contando com a expertise da W3K em gestão de documentos, o Grupo TB também contratou um treinamento de digitalização, com foco em especializar a equipe do CEDOC. Com isso, os colaboradores desta área ficam aptos a aplicar as melhores práticas na operacionalização documental, obtendo uma melhor performance em todo o projeto.
Especializado em soluções integradas de locação de frotas, fornecimento de mão de obra, gestão de resíduos e limpeza urbana, além de contar com uma unidade exclusiva para soluções de energia limpa, o Grupo TB está há mais de 55 anos no mercado brasileiro.