GREENDOCS garante maior agilidade nos processos do SENAI CIMATEC

A parceria entre a W3K e o SENAI CIMATEC está garantindo maior agilidade e controle para os fluxos de trabalho da organização. A utilização do software GREENDOCS permite que a equipe do SENAI CIMATEC, o qual está localizado em Salvador (BA),  possa realizar o gerenciamento de documentos de maneira mais rápida e segura.

O SENAI CIMATEC utiliza a aplicação de EDMS (Gerenciamento Eletrônico de Documentos de Engenharia), além de aplicações como databook, documentos técnicos, Guia de Remessa de Documentos (GRD) e lista de documentos, o qual possibilita que laudos, registros, históricos e as evidências dos projetos sejam localizadas muito mais rápido – diferencial que evita a Assimetria da Informação. Sua implantação tem como objetivo reunir e organizar esses dados, permitindo consultas, atualizações e assegurando a integridade das informações armazenadas em nuvem entre diferentes partes envolvidas em um projeto.

Conforme Eneida Brito, da área de Desenvolvimento de Produtos Industriais, antes da implantação do GREENDOCS, todo o processo de gestão de documentos era realizado de maneira interna e externa, através de remessa de documentos. “Tínhamos uma planilha eletrônica e as validações eram feitas por e-mail, o que demandava um tempo considerável da equipe”, lembrou Eneida.

Segundo ela, depois da implantação da ferramenta, os prazos foram reduzidos consideravelmente. “Hoje, em regra, temos um prazo que pode variar entre cinco e 15 dias para a consolidação. Temos projetos robustos, que envolvem muitas áreas e parceiros, e por isso requerem maior agilidade, o que só conseguimos com o GREENDOCS”, ressaltou.

Empresa observa maior segurança e rastreabilidade nos processos

Outro aspecto positivo observado pela empresa desde a implantação do software se refere à segurança da informação e a rastreabilidade dos documentos. Eneida, destacou a facilidade que a equipe possui para acessar os documentos na plataforma em função da centralidade no armazenamento dos arquivos. 

“Com a implantação do GREENDOCS temos a segurança da informação. Sempre que preciso buscar documentos no sistema, sei onde encontrá-los facilmente”, pontuou. Ela comentou também que o SENAI CIMATEC conheceu a plataforma GREENDOCS em 2020, logo no começo da pandemia da Covid-19. 

Naquela oportunidade, a pedido do seu líder da área, Luiz Flávio da Silva, foi iniciada a busca por uma solução para o gerenciamento de documentos técnicos de engenharia. Inicialmente ela procurou em sua rede parceiros, mas as soluções disponíveis não possuíam os processos necessários para controle e rastreabilidade no armazenamento dos dados que a organização necessitava. 

Durante esse processo, o SENAI CIMATEC chegou até a W3K, e após conhecer a solução, firmou a parceria. Eneida revelou ainda que a experiência tem sido tão positiva que a solução está sendo levada para outras áreas do SENAI. “Iniciamos em 2022 com um projeto piloto em nossa área de óleo e gás, a plataforma vem sendo ampliada para outras áreas, finalizou.

Referência em educação, ciência, tecnologia e inovação, o SENAI CIMATEC tem como objetivo desenvolver a indústria e formar profissionais, desde o ensino técnico até o doutorado. Ligado ao sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), o SENAI CIMATEC reúne Centro Tecnológico, Centro Universitário e Escola Técnica. A instituição atua em diversas áreas da indústria, o que inclui manufatura, sistemas em saúde, robótica e inteligência artificial. 

E então: assim como o SENAI CIMATEC quer garantir maior agilidade e segurança para os projetos e processos de sua organização? Conheça mais dessa – e de outras soluções baseadas em governança de dados da W3K – clicando aqui. Conheça cases de outras organizações que já implementaram a plataforma acesse nosso blog. Para ficar atualizado sobre tecnologia, inovação e gerenciamento de dados, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @w3k.

Rolar para cima