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Como a indústria pode se beneficiar da gestão de portfólio de projetos (PPM)?

O setor industrial é um dos mais importantes no mercado brasileiro, e rapidamente está se transformando para ser ainda mais competitivo e eficiente. Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), os investimentos em inovação no segmento podem chegar a mais de R$ 80 bilhões/ano. No caso específico da indústria de base, que tem como foco fornecer insumos e matérias-primas para outras indústrias, e tem como um de seus aspectos principais a gestão de empreendimentos de grande porte, com diversos projetos e processos a serem geridos em paralelo, ter um controle assertivo pode trazer diversas complexidades, o que pode gerar impactos prejudiciais à tomada de decisão. Para enfrentar estes obstáculos, contar com uma solução de PPM (Gestão de Portfólio de Projetos) pode ser um passo decisivo. Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre como a Gestão de Portfólio de Projetos pode trazer benefícios para as indústrias. – Informações atualizadas: com uma plataforma otimizada de PPM, empresas têm a capacidade de ter diversas pessoas trabalhando e atualizando simultaneamente as informações do projeto, com uma base de dados consolidada, evitando riscos de duplicidade e diferenças na informação entre integrantes dos projetos. Além disso, com cada atualização, as partes envolvidas nos projetos podem ser notificadas via email, ficando por dentro de cada revisão, relatório ou outras informações. – Acompanhamento facilitado: com o apoio de uma solução dedicada, as etapas dos projetos, assim como indicadores e outras informações, podem ser acompanhadas de forma visual, possibilitando o entendimento rápido das informações de controle. Com a Gestão de Portfólio de Projetos, é possível ver com clareza as etapas, percentuais de conclusão e gargalos em cada etapa do projeto. Assim se torna mais fácil a tomada de decisão para priorizar os projetos que são mais críticos para a operação. – Facilidade no acesso aos dados: ao contar com um sistema bem implementado de PPM, outro ganho para os gestores é a melhoria no acesso à informação. Além de fornecer notificações sobre alterações no projeto, soluções focadas em Portfólio de Projetos podem trazer recursos de acessos via nuvem, permitindo aos gestores visualizar informações pela web ou pelo celular, com segurança de acesso. – Avaliação de riscos e impactos: especialmente no caso das indústrias, monitorar e avaliar riscos da operação é uma constante para a gestão dos projetos. Sejam causados por elementos externos ou internos, é um acompanhamento indispensável. Com o PPM, aliado a outras soluções como o BI, as indústrias têm a capacidade de analisar cenários, prever planos de ação e ter melhores subsídios para uma tomada de decisão de maior assertividade. As possibilidades de ganho com a Gestão de Portfólio de Projetos na indústria são diversas, especialmente em casos que demandam alta performance no gerenciamento de seus projetos, com visibilidade das etapas e controle de processos e informações. Significa organizar em uma estratégia unificada e otimizada a realização de todos os seus projetos. Para saber mais sobre o que é PPM, confira o texto neste link. A W3K é uma empresa especializada em transformação digital, que atende grandes empresas do setor industrial da América Latina. O Capx é a plataforma da W3K para Gestão de Portfólio de Projetos que já trouxe grandes resultados para empresas conceituadas no mercado nacional. Para saber mais sobre como a W3K pode contribuir para uma gestão ainda mais qualificada de seus projetos, entre em contato conosco.

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LGPD e EDMS: como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta a engenharia?

A Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) entrou em vigor no segundo semestre de 2020, trazendo impactos para empresas de todos os setores em seus processos de tratamento das informações de pessoas e organizações. Já falamos sobre isso em um outro texto de nosso blog, que você pode conferir neste link. No caso de empresas de engenharia e construção civil não é diferente, porém, com o uso de ferramentas de EDMS para a gestão da informação, elas podem ter mais subsídios para estar em conformidade com a lei. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras lidam constantemente com informações de clientes e fornecedores, assim como outras informações sigilosas, e necessitam uma política robusta de segurança de dados. Estamos falando de uma gama abrangente de dados a serem resguardados, tais como: – Dados pessoais de clientes e de colaboradores internos, terceirizados; – Informações de fornecedores, parceiros e terceiros; – Dados coletados de processos judiciais ajuizados; – Informações de parceiros e funcionários terceirizados, vindos de empresas contratadas como consultorias, vigilância, limpeza, projetos e outras; Esta é apenas uma parte das informações que precisam ser analisadas e protegidas dentro das determinações da LGPD, observando questões como seus termos de uso, cadastro, fluxos e armazenamento. É algo que vai além da gestão de documentos, mas também impacta medidas técnicas, organizativas e operacionais a fim de garantir a segurança dessas informações. O uso de ferramentas de gestão da informação já é algo bastante difundido no setor de construção civil, pela eficiência que ela entrega a estas organizações. Entretanto, muitos negócios ainda precisam adequar seus processos internos às novas exigências da lei, adicionando uma nova camada de governança à sua política de dados. Para isso, contar com ferramentas que tenham os dispositivos adequados para adicionar esta camada é algo de suma importância. A W3K é uma empresa especializada em soluções de GED e BPMS para a gestão da informação para empresas e projetos de engenharia, e nossas ferramentas podem ser customizadas para as necessidades de cada negócio frente à LGPD, tanto na parte de tecnologia, quanto no apoio ao mapeamento e redesenho de processos com o foco em compliance e governança de dados para a LGPD. Entre em contato conosco e saiba mais.

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Tendências para Gestão de Desempenho em 2020

A gestão de desempenho é uma ferramenta para medir e melhorar os resultados do colaborador e da empresa. O foco é desenvolver as competências e habilidades dos profissionais, implementando melhorias no processo e alcançando os objetivos da empresa. Para começar 2020 com o pé direito, seguem algumas dicas que são tendência para esse ano: Segurança Quem nunca pensou duas vezes depois de ouvir: “Você tem certeza?”. É muito bom quando o funcionário sente que confiam no seu trabalho, mas ter uma plataforma que o ajude a desenvolver suas tarefas com total segurança é outro nível. Não precisar conferir arquivos, várias e várias vezes, porque uma plataforma digital rapidamente lhe mostra a informação correta com 100% de certeza, isso sim é um ótimo desempenho. Pessoas Tornar os processos de gestão e avaliação mais transparentes, incluindo o colaborador, para que ele se sinta consciente de seus pontos fortes e fracos, é tendência há muito tempo. Dar às pessoas ferramentas para atingir seus objetivos, implementando soluções, motiva o desempenho, mas uma ótima forma de engajar pessoas é desenvolvendo indicadores justos e mostrando como as métricas são nutridas. Mostrar a análise de resultados e registrar as tarefas atendidas por cada colaborador apoia a avaliação de desempenho. Flexibilidade A personalização se tornou parte essencial da criação de experiência agradável para o cliente, e as organizações usarão a mesma abordagem internamente com seus funcionários. A força de trabalho está mais diversificada do que nunca, com equipes compostas por pessoas de várias gerações, origens, culturas e locais. Basear-se em dados individuais e em conversas de feedback fornecem aos gerentes informações precisas para gerenciar o desempenho. A tendência é usar e abusar da tecnologia para coletar esses dados e compartilhar com a equipe de gestão. Tecnologia De acordo com o relatório de 2018 da Deloitte Global Human Capital Trends, 84% dos líderes pesquisados disseram que a análise era uma das tendências mais importantes em RH. Por quê? Na medida em que as empresas tentam melhorar sua capacidade de liderar pessoas, elas confiam nos dados para fornecer informações que podem ajudar em questões como produtividade e envolvimento dos funcionários. Grande parte da análise de pessoas será alimentada por inteligência artificial e indicadores criados pela equipe de gestão. A tendência é ter uma plataforma onde o colaborador execute suas tarefas rotineiras e nem perceba que está sendo avaliando. Recursos tecnológicos diferentes integrados ao mesmo objetivo.

Eventos, Todos

Araguaia Florestal, Desafios e Perspectivas

Data: 22 de Novembro de 2019 Local: AFFEMAT – Associação dos Fiscais Fazendários do Estado do Mato Grosso Rod. BR 364 – Km 02 (a esquerda) Horário: 7:30h até 18h O evento tem como objetivo divulgar o que é o setor de produção de celulose e quais são as expectativas para a região de Alto Araguaia que está prestes a receber o investimento de uma grande indústria do setor. Para isso, a Prefeitura de Alto Araguaia, Câmara de Vereadores, FIEMT, SENAI/SESI/IEL, SENAR, COOPERFLORA, com o apoio da Euca Energy, realizarão no dia 22 de Novembro o evento “Araguaia Florestal: Desafios e Perspectivas”. No evento será apresentado o setor de celulose Brasileiro, sua importância e relevância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para as regiões onde atua, e as perspectivas para o Mato Grosso e para o Brasil. Teremos como destaque a oportunidade de conhecer e aprender com a experiência vivida em Três Lagoas, MS, onde a indústria de celulose se instalou a 12 anos e que em poucos anos virou destaque nacional e mundial na produção de celulose.

ECM/GED | Documentos, Todos

Desafios ao Interpretar um Modelo de Negócio

Interpretar um modelo de negócio para incorporá-lo a uma plataforma de processos é um desafio superável. O mundo de possibilidades que existe atrás da Gestão da Informação é impressionante. Aqueles que querem crescer e evoluir encontram desafios diários, tais como melhorar processos, otimizar o trabalho e incrementar a utilização de novos recursos na empresa. Muitas companhias vêm descobrindo como superar esses desafios com a implementação de metodologia e tecnologia na gestão da documentação e processos. Dentre tantas dúvidas, a sugestão é: comece simples, mas comece! O apoio de uma empresa especializada no gerenciamento de documentos, processos e informação é o ideal, com expertise no seu setor de atuação é ainda melhor. É no dia-a-dia da implementação de metodologias e tecnologias de gestão da informação que virão à tona todos os desafios, bem como quais as soluções serão necessárias para agregar essa capacidade de compressão e eficácia no resultado. Compreenda, a informação e a rotina de processos são demandas só suas, mas estruturá-las é necessidade de toda a empresa que busca crescimento contínuo.

Todos, W3K Tecnologia

Parceiro Engenheiros Sem Fronteiras

🤝💚 A empresa W3K é um dos parceiros do ESF – Florianópolis! A W3K Tecnologia desenvolve soluções para o gerenciamento de documentos e processos, gestão de contratos e excelência em projetos e engenharia. Após o evento eDOC Floripa, o qual o ESF – Brasil é um dos apoiadores, a W3K se tornou parceira do ESF – Florianópolis com a disponibilização do gerenciador de documentos integrado a processos, a plataforma Greendocs. Desde então, algumas reuniões aconteceram para que os estudos e ajustes de implantação fossem definidos. O Time de Qualidade tem realizado o trabalho de organização e padronização dos arquivos, com a assessoria de Gustavo Roveder, parceiro da W3K, que tem acompanhado diretamente todo esse processo. #ESFFlorianopolis #ESFBrasil #EWB #NósAcreditamos #NósConstruímos #JuntosSomosGrandes #JuntosSomosMaisFortes #parceria #Repost

Parceiros, Todos

SKA investe R$ 4 milhões em centro de manufatura digital em São Leopoldo

A SKA, empresa fundada por Siegfried Koelln, sócio também da W3K, investe R$ 4 milhões em um novo centro de manufatura digital na sede em São Leopoldo. A unidade será inaugurada nesta terça-feira (20). O novo centro ocupa uma área de 700 metros quadrados. O aporte foi feito em equipamentos, instalações e treinamento, pois envolve as áreas de engenharia mecânica, Internet das Coisas (IoT), ciência de materiais, design e aplicações de impressão 3D e manufatura digital.  “Mais do que melhorar processos, o Centro de Manufatura Digital repensa a engenharia, desde a concepção do produto feita pelo projetista, até a sua manufatura. Queremos transformar a indústria por meio da inovação tecnológica sustentável”, reforça Siegfried Koelln, presidente e fundador da SKA, em nota sobre o novo centro.  Segundo a empresa, o investimento reúne tecnologias HP e Markforged para impressão 3D em polímeros, compósitos e metal, com vantagens na velocidade e perfil de material produzido. A SKA atua com automação de engenharia.  Da HP, a indústria trouxe a tecnologia multi jet fusion para design industrial, prototipagem e manufatura. A direção da empresa gaúcha diz que as tecnologias disponíveis permitirão o desenho e a produção de peças com “múltiplas propriedades físicas, como rigidez e flexibilidade variáveis, diversas cores e texturas, condutibilidade e comunicação elétrica”. “Um simples duto de ventilação de um automóvel pode levar semanas ou mesmo meses entre concepção e fabricação. Com a tecnologia da HP, a peça pode ser redesenhada e, em vez de ser um conjunto de sete partes, pode ser impresso em poucas horas em uma peça única, evitando um investimento de mais de R$ 150 mil para a fabricação do molde de injeção”, exemplifica Koelln. A tecnologia Markforged é usada em ambientes de escritório e chão de fábrica. Os equipamentos imprimem peças em metal e polímero, com reforço em fibras de carbono ou vidro, informou a empresa. Em poucas horas, podem ser confeccionadas ferramentas de apoio à produção. A impressão de uma garra de robô, por exemplo, é feita com uma velocidade 11 vezes maior do que se fosse usinada em alumínio. O custo é cerca de 50 vezes menor do que o da peça original, amplia a empresa. Reportagem de www.jornaldocomercio.com Saiba mais em: www.ska.com.br

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