Projeto estudantil proporciona interação entre profissionais da W3K e alunos do Senac

Contribuir com a qualificação técnica para área de tecnologia – este foi o objetivo do projeto estudantil desenvolvido por meio de uma parceria entre a W3K e o Senac São Leopoldo. A iniciativa contou com a participação de alunos do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac, que apresentaram sugestões para a área de UX/UI Design (experiência do usuário).

O projeto teve início em agosto, quando os professores da disciplina de UX/UI Design do Senac procuraram a W3K para que a empresa pudesse propor um desafio aos seus alunos. O objetivo era que os estudantes pudessem ter uma experiência prática no mercado de tecnologia. Reafirmando seu compromisso com a empregabilidade na área da tecnologia, a W3K aceitou a proposta e no dia 12/08 visitou a turma para repassar as informações necessárias.

Na ocasião, o CTO da empresa, Igor Klafke, acompanhado do desenvolvedor sênior Luiz Eduardo Doria, e da UX/UI Designer, Kätlin John, forneceu as orientações para que os alunos pudessem desenvolver soluções focadas na página de criação e edição de campos do módulo de configuração (Serviceability) do software GREENDOCS. A empresa disponibilizou um ambiente de testes para que eles pudessem conhecer os tipos de programação que a empresa utiliza.

Conforme Igor Klafke, primeiramente foi abordada com os alunos uma visão básica do sistema. A partir disso foram descritos os tipos de campos para inserção de dados que podem ser vinculados aos documentos em seus respectivos fluxos de BPM, mostrando como são feitas atualmente. Ele destacou que o foco da atividade curricular foi a página de criação/edição desses campos e seus conjuntos e inserção de suas regras de visibilidade. 

A partir das orientações técnicas, os alunos tiveram a oportunidade de passar por todo o processo de criação das telas da plataforma GREENDOCS, desde os conceitos de uso até o desenho final. A apresentação dos resultados ocorreu no último dia 03/09, na sede da W3K, no Tecnosinos. Na oportunidade, o grupo de 12 estudantes da turma 23/2N, acompanhado da professora Mikaela Lazzarotto de Souza e do coordenador do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Iuri Santos, falou da experiência em participar do desafio.

Estudantes tiveram noções práticas do mercado de tecnologia

Para o CTO da W3K, esse contato com o mercado de trabalho permitiu que os estudantes pudessem ter noções práticas de como lidar com prazos, entregas e relacionamento com o seu cliente.“A troca de ideias entre os profissionais da W3K e os alunos foi muito boa e agregadora para todos. Especificamente para a W3K foi interessante ver a criatividade dos alunos em propor mudanças”, observou o CTO. 

Já a professora Mikaela destacou que o projeto permitiu que os estudantes pudessem compreender a importância da experiência do usuário e do design na criação de produtos digitais. “Foi um momento imersivo e criativo para pensar soluções reais ao mercado. Esse contato com as empresas do parque tecnológico é muito importante, pois queremos que eles possam ter experiências práticas”, pontuou a professora.

Iniciativas com foco em empregabilidade é uma preocupação da W3K

Com foco na inserção de jovens no mercado da tecnologia, desenvolvemos o Programa W3K Low Code School – parceria entre W3K, Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo e Senac RS, no âmbito do Programa 3 mil Talentos TI. A iniciativa oferece de maneira gratuita conteúdo relacionado à transformação digital com ênfase em programação Low Code – tecnologia que não requer o uso de programação para a criação de aplicativos e programas de automação de negócios.

O CEO da W3K, Daniel Klafke, destacou que o programa Low Code School tem como objetivo capacitar o aluno para que ele seja capaz de utilizar essas ferramentas de maneira direcionada para a criação de aplicações de negócio da solução GREENDOCS. Na última edição do programa, em 2023, três participantes da capacitação foram contratados e passaram a fazer parte do time da W3K. “O programa é também uma atividade de impacto social, uma vez que estamos ajudando na formação de mão-de-obra para a área de tecnologia”, pontuou o CEO. 

Lançado em 2021, o Programa 3 mil Talentos TI já formou mais de 1.390 pessoas em cursos como Lógica de Programação, Programação Java, Programação Web com PHP, Testes de Software, User Interface Interaction Design Interações e Interfaces e User Xperience e Research. A meta é oportunizar 3 mil bolsas de estudo gratuitas até o fim deste ano. Para ficar atualizado sobre governança da informação, tecnologia, inovação e gestão de dados, siga nosso perfil nas redes sociais pelo @w3k.

Rolar para cima