Entenda como a gestão de documentos contribui para as boas práticas de Compliance

Cada vez mais as empresas estão procurando o correto alinhamento entre a gestão estratégica de negócios e as boas práticas de Compliance. Isso porque a função do Compliance é manter os padrões éticos e profissionais estabelecidos por aquela organização, tanto com seu público interno (colaboradores), quanto externo (fornecedores e demais parceiros comerciais). Nesse contexto, as soluções da W3K têm como objetivo garantir maior agilidade e transparência aos processos, em conformidade com as normas vigentes, através da gestão eficiente de documentos.

E é justamente com foco em garantir essa conformidade, que a W3K desenvolveu  o produto GREENDOCS. A ferramenta, que já faz parte da rotina de centenas de empresas, possui diversas funcionalidades, e consiste em um gerenciador de documentos e processos totalmente adaptável ao modelo de negócio da empresa, contribuindo para a melhoria da gestão e eficiência operacional. O software garante maior rastreabilidade e segurança no ambiente compartilhado de dados.

O GREENDOCS consegue lidar com altos volumes de conteúdos técnicos por meio da gestão automatizada, facilitando o fluxo de documentos internos e os trâmites com fornecedores. Este movimento dá maior agilidade aos módulos de auditoria e formatação das entregas. Sua implementação tem como objetivo reunir e organizar esses dados, permitindo consultas, atualizações e assegurando a integridade das informações armazenadas em nuvem. Esse diferencial garante auditabilidade, assertividade e agilidade nos documentos envolvidos nos projetos, e ainda a interoperabilidade entre cliente, fornecedores e parceiros, tudo de maneira ágil e transparente. Sua utilização evita eventuais problemas de comunicação entre as partes interessadas.

E qual é a relação entre Compliance e Governança? 

O Compliance também está amplamente ligado à Governança. Isso porque a Governança tem o papel de indicar as melhores práticas para uma gestão mais eficaz e transparente, permitindo maior assertividade na tomada de decisão gerencial. Ela está baseada em quatro pilares: equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa. 

As ações relacionadas ao tema geram ainda outros benefícios como redução de custos e otimização de processos. Além disso, atuar conforme esses padrões também amplia a competitividade do setor empresarial, tendo em vista que empresas pautadas pela Governança transmitem maior confiança ao ambiente de negócios. Já o Compliance está em conformidade com a Lei Anticorrupção (2013), que prevê mecanismos para coibir práticas corruptas nas empresas, as quais passam pela implementação de iniciativas antifraude e auditorias.

Diante disso, garantir que esses processos sejam cumpridos por todos os envolvidos é o principal desafio. Além de deixar o processo mais ágil, essas iniciativas também garantem maior transparência às atividades rotineiras, como é o caso do relacionamento com fornecedores.

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