BPM: por que implementar a automatização de processos?

Processos de negócio são uma das bases do ganho de agilidade, fluidez e assertividade para empresas de todos os setores. Porém, também podem ser bastante desafiadores: ao mesmo tempo em que, se geridos e realizados à risca trazem melhoria do fluxo de trabalho, maior entendimento de cada área e indivíduo sobre suas funções, mais produtividade e agilidade, menor incidência de erros e retrabalhos, controle de tempo e custos, por outro lado erros nesta área podem trazer resultados exatamente opostos a estes, causando problemas e prejuízos.

Processos de negócio impulsionam o ganho de agilidade, fluidez e assertividade para empresas de todos os setores. Porém, também podem ser bastante desafiadores, pois, se por um lado, eles trazem:

– Melhoria do fluxo de trabalho;
– Maior entendimento de cada área e tarefas;
– Mais produtividade e agilidade;
– Menor incidência de erros e retrabalhos;
– Controle de tempo e custos;
Por outro lado, erros nesta área podem trazer resultados exatamente opostos a estes, causando problemas e prejuízos.

Como? Segundo pesquisa da McKinsey, todos os anos cerca de US$ 480 bilhões são desperdiçados por companhias que não conseguem alinhar seus processos. Já no Brasil, em um levantamento feito junto a mais de 70 participantes, somente 3 disseram trabalhar em organizações cujos processos funcionam como o projetado.

Nos dois estudos, global e nacional, os desafios encontrados pelas empresas na área de processos foram a falta de visibilidade sobre o fluxo de trabalho, dificuldade de acompanhamento para correta gestão dos processos e pouca cultura de inovação.

Desafios que podem levar a gestão de uma empresa a perdas, mas que podem ser sanados. E podemos provar, solicite demo para plataforma BPM.

BPM: o caminho para o sucesso

Um dos modelos mais indicados, quando se fala em processos corporativos, é o BPM – Business Process Management. Além de alinhamento das regras e fases dos processos, esta metodologia agrega mais eficácia ao dia a dia da organização, reduzindo significativamente as falhas, garantindo mais fluidez, rastreabilidade, agilidade, eliminando custos desnecessários, entre outras vantagens.

Para aplicação do BPM, o caminho mais eficiente está na automatização. Plataformas tecnológicas que permitam sistematizar e facilitar processos organizacionais, trazendo aos gestores agilidade na percepção de pontos de melhoria, insumos para a melhor tomada de decisão e para a definição das ações necessárias, tornam os processos mais assertivos. E, por conseguinte, a produtividade mais alta e a gestão mais alinhada ao alcance dos objetivos do negócio.

Com a ajuda do BPM, os processos de negócio são acompanhados de forma transparente, trazendo maior controle e eficácia, etapa a etapa. Além disso, o BPM possibilita configurar diferentes níveis de permissão e acesso, provendo mais segurança à cadência de ações realizadas.

Isso significa que qualquer modificação nos processos será identificada, o que abre espaço para três pilares que asseguram um gerenciamento eficaz: governança da informação, rastreabilidade e gestão escalável de negócios.

Workflow automatizado e controle de prazos

Em resumo, podemos tratar o BPM como um conjunto de estratégias, normas e princípios capazes de orientar com eficácia e excelência os gestores, para que escolham as melhores alternativas no gerenciamento dos processos na empresa.

Com a automatização do workflow, é possível garantir o controle das filas de trabalho; possibilitando a criação de notificações automáticas para o controle de prazos, criação ou modificação de itens, tarefas pendentes ou temporalidade. Aumentando de forma geral a fluidez dos processos de negócio.

Redução significativa de custos com BPM

E não são só prazos e possibilidades de erros que podem ser reduzidos com o uso da automatização em BPM: os custos também.

Isto porque uma empresa que não olha para a gestão do seu fluxo de trabalho está correndo sérios riscos de perder o controle sobre informações, funções e etapas, tendo pouca visibilidade ou até mesmo previsibilidade sobre eventuais problemas, ruídos de comunicação, atrasos, falhas em entregas. Tudo isso pode trazer custos – às vezes, bem altos.

Além disso, quando uma empresa opta por automatizar processos, também permite resposta rápida às demandas do negócio, focando na gestão sistemática e integrada dos ambientes. Com isso, as organizações produzem mais e qualificam seus modelos de atuação e suas equipes, podendo otimizar também os custos, que chegam a alcançar até 80% de redução.

Greendocs: plataforma BPM configurável aos processos do negócio

Com o apoio de tecnologias inteligentes como o Greendocs, por exemplo, é possível acompanhar e avaliar a qualidade de todos os fluxos de trabalho por meio de indicadores definidos de acordo com as expectativas de cada projeto, dando subsídios para a tomada de decisão focada diretamente na melhoria dos processos.

Isso porque o Greendocs é uma plataforma totalmente adaptável ao seu modelo de negócio, replicando processos e estratégias já utilizadas pelo seu time, garantindo a governança da informação e a gestão escalável de negócios.

Quer saber mais sobre como a W3K pode acelerar o processo de transformação digital na sua empresa, provendo mais confiança, competitividade e fluidez a sua rotina? Converse com alguém da nossa equipe.

Rolar para cima