A W3K Tecnologia esteve presente no PMIRS Summit 2024 – maior evento de gestão de projetos do Rio Grande do Sul, realizado no último final de semana no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS). Além de patrocinar o evento, a W3K também conduziu um painel sobre gestão de documentos, onde apresentou o GREENDOCS – software que oferece flexibilidade e escalabilidade no gerenciamento de documentos técnicos e processos de engenharia.
Promovido pela seção gaúcha do Project Management Institute, o PMIRS Summit teve como objetivo promover a conexão e a troca de conhecimento sobre as melhores práticas de gerenciamento de projetos, gestão e liderança. O painel da W3K, ‘Trajetória de Sucesso no Gerenciamento de Projetos impulsionado pelo GREENDOCS’, foi conduzido pelo CEO e gerente de contratos da empresa Naue Planejamento e Engenharia, Cleber Naue. Ele começou sua fala apresentando uma linha do tempo da trajetória da gestão documental para projetos no Brasil, a qual teve seu início na década de 1990, quando surgiu o GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Até àquele período, as empresas de engenharia não possuíam um software dedicado à gestão industrial, além de terem uma dependência externa muito grande de soluções estrangeiras.
No entanto, Naue ressaltou que a partir da segunda metade dos anos 2000, novas soluções foram elaboradas, contribuindo para que as empresas pudessem otimizar seus fluxos de trabalho. E é nesse contexto que, em 2011, foi fundada a W3K Tecnologia, no parque Tecnosinos, tendo como seus primeiros clientes, empresas do setor industrial. A empresa surgiu com a missão de levar a Governança da Informação para o mercado corporativo.
Naue destacou o crescimento exponencial da empresa ao longo dos últimos. Para se ter uma ideia dessa evolução no primeiro projeto gerenciado por Cleber, foram 1,5 mil documentos manipulados e 50 usuários. Já no projeto mais recente através da parceria Naue Engenharia/W3K, o volume de documentos manipulados saltou para 25 mil, para um total de 150 usuários, operando a plataforma não apenas no Brasil, mas também em outros países, incluindo Bélgica, Emirados Árabes, Estados Unidos, Noruega, Rússia e Suíça.
Cases de sucesso do GREENDOCS
Nesse contexto, ele apresentou alguns cases de sucesso de empresas que utilizam o GREENDOCS para otimizar a gestão de projetos na área de engenharia, dentre eles o projeto Complexo Minero Industrial Serra do Salitre, da empresa EuroChem – líder mundial na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos. A empresa começou a utilizar o software GREENDOCS em agosto de 2021, para realizar o gerenciamento de documentos técnicos e processos de engenharia, o qual integra de maneira flexível e escalável ECM/BPM /EDMS, no Complexo da Serra de Salitre, em Minas Gerais.
Naue, que desempenhou a função de gerente de engenharia do projeto, destacou que a obra possuía um alto volume de documentos, tanto técnicos, quanto comerciais e contratuais, e precisava de uma solução robusta para o controle dos fluxos e rotinas. “Tudo o que aconteceu nesse empreendimento, incluindo ciclos de aprovação, estão armazenados dentro do GREENDOCS. Estamos falando de milhares de documentos que foram gerenciados pela plataforma”, finalizou o gerente de projetos. Além dos documentos de engenharia e contratos, tramitaram via software, relatórios de acompanhamento e fiscalização, boletins de medição, cronogramas, dentre outros volumes.
O GREENDOCS garante maior rastreabilidade e segurança no armazenamento de dados, facilitando ainda auditabilidade, assertividade e agilidade nos documentos envolvidos nos projetos. Conheça mais sobre a solução clicando aqui. Para ficar atualizado sobre tecnologia, inovação, processos e Governança da Informação, siga a W3K nas redes sociais. Se quiser conhecer mais sobre nossas soluções para o mercado corporativo, clique aqui.