GRC: o que é, por que é importante e como gerir da forma certa

GRC (Governança, Risco e Compliance) são três letras que podem modernizar muito a gestão de sua empresa. Vamos te ajudar a saber mais sobre esta sigla que tem estado entre as prioridades no radar dos gestores para os próximos anos.

Não por menos: as áreas de Governança, Risco e Compliance, em um resumo muito breve, compõem a gestão do alinhamento das empresas às legislações, regras e normas que dizem respeito a seu setor de atuação; bem como à atenção que precisa ser dada aos riscos envolvidos no que tange às informações que circulam em seus ambientes físicos e digitais.

Para que fique mais claro, e para que você entenda o alto grau de importância de cada uma destas metodologias, vamos item a item.

GOVERNANÇA, A PRIMEIRA LETRA DA SIGLA

Diz respeito à necessidade de orquestração entre processos, tecnologias, estratégias, métodos e pessoas das empresas. Gerir tudo isso de forma que cada componente de cada setor se alinhe à estratégia macro de atuação e colabore de maneira efetiva para a conquista dos objetivos traçados é parte fundamental do conceito de Governança, e isso é vital para todas as organizações.

Com foco na qualidade, agilidade e ganho contínuo de produtividade, a Governança envolve questões como análise de KPIs, estabelecimento de regras e ações para melhoria contínua de processos, integração entre informações, atividades e setores, entre outros métodos voltados a estabelecer padrões de gestão que, de fato, contribuam para que as rotinas da companhia trabalhem em prol de seus resultados positivos.

RISCOS, A SEGUNDA LETRA DA SIGLA

Tratam, neste caso, do Gerenciamento de Riscos em específico. Se a Governança consiste em entregar subsídios para ajudar gestores a tomarem a melhor decisão para o negócio como um todo, aqui o foco é garantir que estas decisões, ou que outras ações, processos e formas de trabalho da empresa não se tornem perigos para a operação.

Neste caso, processos, dados e tecnologias específicos são aplicados para ajudar a antever cenários potencialmente prejudiciais e também tomar as medidas adequadas para eliminar/mitigar tais riscos, além de auxiliar na construção de planos para gestão de riscos inevitáveis, ou seja: contar com a segurança da previsibilidade para que, se os riscos ocorrerem, possam ser absorvidos e tratados da melhor forma

COMPLIANCE, A TERCEIRA LETRA DA SIGLA

Neste item, a prioridade é garantir que os processos internos da empresa estejam em conformidade com as melhores práticas e regulações (internas e externas). É um conceito ligado à Governança e ao Gerenciamento de Riscos, pois ajuda a assegurar que as decisões empresariais não violem as políticas internas e padrões estabelecidos pelas legislações, normas e diretrizes à qual a companhia está submetida, o que pode interferir nos objetivos de negócio e acarretar efeitos nocivos à organização.

Com as ferramentas e processos bem ajustados às necessidades de Compliance, a empresa ganha maior segurança jurídica e eficiência operacional, ficando alinhada aos seus objetivos gerais (governança), assim como elimina diversos riscos provenientes de possíveis não-conformidades.

BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA COMO UM TODO

De um ponto de vista geral, ter uma estratégia eficaz de GRC ajuda a minimizar inconsistências entre diferentes setores, em uma visão que alinha a organização para atender a objetivos comuns, compartilhados entre os colaboradores, gestores, áreas e o board (ou seja, a organização de ponta a ponta).

Com o apoio de sistemas especializados, gestores podem ter maior clareza na visão do negócio e na detecção de cada item importante para as tratativas dos conceitos englobados no GRC.

E quando falamos em sistemas especializados, estamos falando em tecnologia que permita abordar informações e processos de forma organizada, abrangente, rastreável e com alto nível de confiabilidade e assertividade.

Com base em políticas bem desenhadas de GRC, mais o suporte de tecnologias de reconhecida expertise nesta área, os gestores passam a ter os subsídios certos para tomar decisões, os indicadores e dados corretos para observar e projetar possíveis cenários, especialmente os potencialmente arriscados para algum ponto da operação, e manter o negócio alinhado às regras de seu setor, local e modelo de atuação.

Tudo isso é possível, de forma centralizada e otimizada, com o apoio da tecnologia.

A W3K é uma empresa especializada em soluções de gestão da informação, contando com expertise necessária para auxiliar grandes empresas e diversos segmentos em sua jornada de adequação, gestão e excelência em GRC.

Temos diversos cases para compartilhar com você. Que tal conhecer e descobrir como podemos ajudar também o seu negócio? Entre em contato conosco para saber mais.

Compartilhe!

Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou solicite uma demo.

Posts