Estudo de caso: Greendocs no Projeto Horizonte 2 da Fibria, Atual Suzano Papel e Celulose

O projeto Horizonte 2 tornou a unidade da Suzano, em Três Lagoas (MS), um dos maiores sites de produção de celulose do mundo.

A nova linha de produção terá capacidade de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano. Somada à atual, chegará a uma capacidade de 3,25 milhões de toneladas/ano.

A capacidade total de produção da Fibria, considerando-se todas as suas unidades, passará dos atuais 5,3 milhões de toneladas celulose/ano para mais de 7 milhões de toneladas de celulose/ano.

O Greendocs é um GED – Gerenciador Eletrônico de Documentos, criado através de um banco de dados relacional, o que lhe proporciona uma grande facilidade de customização. Sobre o “engenho” básico do produto, são colocadas as camadas de regras do negócio e matriz de responsabilidade. Ele é comercializado na modalidade de Software como Serviço (SaaS). Sua instalação pode ser feita no servidor do cliente ou na nuvem (on cloud), em datacenter com redundância. Uma base centralizada de informação aumenta consistência, evita duplicidade de documentos e falhas pelo uso equivocado de informações.

A busca de documento pode ser realizada pela forma clássica de área e/ou disciplina ou ainda por termo e/ou palavra, como no google. Todas as extensões de arquivo podem ser visualizadas diretamente na ferramenta. A visualização de desenhos 3D ocorreu com a utilização de ferramenta gratuita de mercado, o Navisworks. Os comentários dos desenhos são inseridos diretamente no arquivo, através de uma camada (layer) de comentários. A distribuição dos documentos para comentários roda automaticamente através de workflow definido pelo cliente. As notificações são feitas automaticamente por e-mail. A empresa detentora do software, a W3K, garantiu atendimento a chamadas (SLA) e cogestão para desenvolvimento de novas demandas, definidas pela FIBRIA e desenvolvidas pela W3K.

Nomenclaturas

SaaS – Software as a Service (Software como Serviço) – O software é oferecido como serviço, não precisando o usuário adquirir licenças de uso para instalação ou mesmo compra de servidores para executá-lo.

Cloud Computing – (Computação em Nuvem) – As aplicações ficam disponíveis em servidores remotos, que podem ser acessadas por qualquer terminal com acesso à internet.

Data Center – (Centro de Processamento de Dados) – Ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, sistemas e ativos de rede, com alto grau de confiabilidade.

SLA – Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço) – Contrato entre um fornecedor de serviços de TI e um cliente, especificando, em termos mensuráveis, quais serviços o fornecedor vai prestar e o tempo de atendimento.

Vantagens técnicas da forma que a Fibria/Suzano contratou

Armazenamento em Nuvem em Datacenter com Redundância

  • Não foi necessário o investimento (em valor e em tempo de implantação) em infraestrutura;
  • Permitiu o fácil acesso dos fornecedores, visto que o servidor de uma corporação de grande porte como a FIBRIA/SUZANO tem grandes restrições e longos tempos para autorização/implementação do acesso. No Projeto Horizonte 2 os fornecedores inseriram seus documentos diretamente no GED, inclusive compartilhando documentos entre eles (50.300 documentos compartilhados no pico do projeto);
  • A implantação inicial foi feita em 1 mês devido à facilidade de modelagem/implementação das regras do negócio e também por não ter sido necessária a compra e implantação da infraestrutura;
  • Os acessos à base de dados do GREENDOCS são feitos através de browsers de mercado (Google Chrome, por exemplo) e com utilização de smartphones, tablets, etc…; O ambiente 100% web facilitou a distribuição do sistema e colaboração entre os agentes de projeto.
  • Garantia de alta disponibilidade do ambiente (99%);
  • Baixo custo mensal para armazenamento com pagamento escalonado de acordo com o crescimento do banco de dados

Vantagens Funcionais para o Projeto Horizonte 2

Foram aferidas as seguintes vantagens durante e após o projeto.

  • Mais rastreabilidade e governança sobre as informações técnicas de projeto
  • O workflow colaborativo facilita o controle de prazos e orquestração de atividades documentais
  • Melhor suporte de informação em caso de pleitos contratuais
  • Otimização de tempo e redução de gargalos por conta de burocracia e processamento manual de documentos
  • Apoio no handover – Base documental completa, consistente e pronta para transferência para a base de operação (SAP-DMS) ao final do projeto.

Alguns Outros Projetos de Capital que também utilizaram/utilizam o Greendocs

  • GALVANI/YARA – Greenfield Serra do Salitre – R$ 3 Bi
  • ITAIPU BINACIONAL – Engenharia de Operação & Manutenção + Carteira de Projetos
  • CMPC Celulose – Carteira de Projetos Brownfield
  • ARCADIS – TEGRAM Maranhão – R$ 600 Mi
  • KLABIN PUMA 2 – R$ 9 bi